Eleições 2024: analista avalia fortalecimento da direita para além do PL de Bolsonaro

Resultados das eleições municipais de 2024 teriam mostrado uma ampliação de figuras da direita que não foram diretamente apoiadas pelo PL de Bolsonaro

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 28/10/2024, às 12h15

Ratinho Júnior recebe medalha de Ronaldo Caiado - Jonathan Campos/SECOM
Ratinho Júnior recebe medalha de Ronaldo Caiado - Jonathan Campos/SECOM

Apesar da forte ampliação do Partido Liberal (PL) nestas eleições 2024, há quem diga que o fortalecimento da direita brasileira tem garantido protagonismo a outras figuras, para além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O PSD (Partido Social Democrático) de Gilberto Kassab, por exemplo, conseguiu um fortalecimento capaz de tornar a legenda o grupo com o maior número de prefeituras no país, ultrapassando o MDB ao ampliar 233 prefeituras e chegar em 887 prefeitos nesta eleição

Uma sigla heterogênea, o PSD tem desde apoiadores do presidente Lula (PT) até críticos ferrenhos de sua gestão, como o governador do Paraná, Ratinho Júnior. 

Vitória de outros membros da direita

O fundador do Instituto de Pesquisa Locomotiva, Renato Meirelles, comentou esse fenômeno para o portal Terra, ao citar a vitória do centro e da centro-direita no pleito deste ano, além de indicar alguns nomes da direita que enfrentaram o PL na disputa e saíram vitoriosos.

Meirelles cita que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e o próprio Ratinho Júnior se saíram melhores na disputa, conseguindo eleger seus aliados contra políticos do PL.

No caso de Caiado, o governador conseguiu eleger Sandro Mabel (União Brasil) contra Fred Rodrigues (PL), candidato endossado pelo próprio Bolsonaro. Já Ratinho saiu vitorioso com  Eduardo Pimentel (PSD), mesmo que o ex-presidente tenha optado por apoiar ambos os candidatos adversários no segundo turno. 

O fundador do Instituto Locomotiva ainda pontua que o apoio de Bolsonaro para Ricardo Nunes (MDB) não trouxe grande desenvolvimento para campanha do prefeito. Meirelles diz que o endosso de Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi fundamental para o pleito. 

Durante a apuração da CBN Recife no domingo (27), alguns analistas também atribuíram a Kassab grande parte dos louros sobre a vitória em ampla vantagem para Nunes. 

Nesse sentido, apesar do bolsonarismo ter ganhado ainda mais força nessas eleições, parece haver uma movimentação mais à direita que vai além do ex-presidente e do Partido Liberal, assegurando oportunidade também para criação de outras lideranças da direita

Esse elemento poderá ser importante para uma disputa presidencial em 2026, caso Bolsonaro continue inelegível e seja necessário promover um substituto para o ex-presidente. 

Sobre o fenômeno "Pablo Marçal", Meirelles relata que o ex-coach ainda é uma incógnita para o futuro da política brasileira. Apesar disso, a última pesquisa Quaest mostrou um surgimento exponencial do interesse do público em uma possível candidatura sua à presidência. 

@blogdojamildo