Inauguração do polo do Porto Digital, ocorreu durante o primeiro dia do festival Rolê REC'n'Play em Caruaru. Raquel Lyra participou
por Cynara Maíra
Publicado em 29/08/2025, às 08h40 - Atualizado às 09h59
A governadora Raquel Lyra (PSD) inaugurou, na quinta-feira (28), a nova sede do Porto Digital em Caruaru, mesmo dia em que o local recebe a primeira edição do festival Rolê REC'n'Play no Agreste do Estado.
A edição especial do REC'n'Play acontece até o sábado (30) com mais de 150 horas de atividades gratuitas. De tema “O Futuro Nos Conecta”, o festival oferece oficinas, workshops e palestras sobre inteligência artificial, robótica, e-sports e cultura digital.
Intitulado Armazém da Criatividade, o local foi instalado em um prédio histórico da Fábrica Caroá através do programa Inova PE, que destinou um investimento de R$ 44,5 milhões para o polo tecnológico, fruto de um contrato de gestão entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital.
A programação inclui nomes como Igor Coelho, criador do Flow Podcast, e shows dos artistas pernambucanos Almério e Joyce Alane, além do Mundo Bita para o público infantil.
A ideia do novo espaço é conectar a economia tradicional da região com as demandas da nova economia digital.
"A gente traz para o interior, de forma muito mais intensa, um novo polo de tecnologia. São mais de 150 empresas, startups e colaboradores que estarão trabalhando aqui", destacou a governadora Raquel Lyra durante o evento.
A nova sede em Caruaru ocupa uma área de 2.500 m² e tem capacidade para mais de 500 pessoas. A estrutura conta com laboratórios multiuso, auditório, salas de treinamento, coworking e um estúdio audiovisual, ampliando o suporte para startups, empresas e estudantes da região.
O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou o significado da inauguração. "Para Caruaru e para o Porto Digital, essa é uma entrega incrível, sonhada em 2014 e que, 11 anos depois, se torna realidade aqui. A construção de um futuro diferente no centro da cidade, com a nossa cara, a cara de Caruaru", afirmou.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, explicou que a mudança do Armazém da Criatividade do Polo Comercial para o centro da cidade visa a criação de um distrito de inovação conectado com os empreendedores locais.
No livro "Porto Digital, Inovação e Preservação no Centro do Recife", representantes do Porto Digital indicam que a entrada da organização no Recife Antigo quase 25 anos atrás ajudou a revitalizar algumas das partes do Centro do Recife e ampliar aspectos da educação tecnológica na cidade. Uma ação no interior pode ampliar esses movimentos no restante do estado.
Vinda de Caruaru, Raquel Lyra busca descentralizar os serviços do Recife e da Região Metropolitana e distribuí-los com maior igualdade em outras regiões do estado. Com grande eleitorado no interior, Raquel já anunciou e inaugurou diversos empreendimentos e iniciativas fora da RMR.
No ranking de competitividade dos municípios, Caruaru foi o terceiro município com melhor desempenho, atrás do Recife e Serra Talhada.