Com foco em descentralização, Raquel Lyra inaugura polo no Porto Digital em Caruaru

Inauguração do polo do Porto Digital, ocorreu durante o primeiro dia do festival Rolê REC'n'Play em Caruaru. Raquel Lyra participou

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 29/08/2025, às 08h40 - Atualizado às 09h59

Raquel Lyra participa de inauguração de novo polo do Porto Digital no primeiro dia do rolê REC'n'Play - Hesíodo Góes/Secom
Raquel Lyra participa de inauguração de novo polo do Porto Digital no primeiro dia do rolê REC'n'Play - Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSD) inaugurou, na quinta-feira (28), a nova sede do Porto Digital em Caruaru, mesmo dia em que o local recebe a primeira edição do festival Rolê REC'n'Play no Agreste do Estado.  

A edição especial do REC'n'Play acontece até o sábado (30) com mais de 150 horas de atividades gratuitas. De tema “O Futuro Nos Conecta”, o festival oferece oficinas, workshops e palestras sobre inteligência artificial, robótica, e-sports e cultura digital.

Intitulado Armazém da Criatividade, o local foi instalado em um prédio histórico da Fábrica Caroá através do programa Inova PE, que destinou um investimento de R$ 44,5 milhões para o polo tecnológico, fruto de um contrato de gestão entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital.

A programação inclui nomes como Igor Coelho, criador do Flow Podcast, e shows dos artistas pernambucanos Almério e Joyce Alane, além do Mundo Bita para o público infantil.

A ideia do novo espaço é conectar a economia tradicional da região com as demandas da nova economia digital.

"A gente traz para o interior, de forma muito mais intensa, um novo polo de tecnologia. São mais de 150 empresas, startups e colaboradores que estarão trabalhando aqui", destacou a governadora Raquel Lyra durante o evento.

Novo Armazém da Criatividade

A nova sede em Caruaru ocupa uma área de 2.500 m² e tem capacidade para mais de 500 pessoas. A estrutura conta com laboratórios multiuso, auditório, salas de treinamento, coworking e um estúdio audiovisual, ampliando o suporte para startups, empresas e estudantes da região.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou o significado da inauguração. "Para Caruaru e para o Porto Digital, essa é uma entrega incrível, sonhada em 2014 e que, 11 anos depois, se torna realidade aqui. A construção de um futuro diferente no centro da cidade, com a nossa cara, a cara de Caruaru", afirmou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, explicou que a mudança do Armazém da Criatividade do Polo Comercial para o centro da cidade visa a criação de um distrito de inovação conectado com os empreendedores locais.

No livro "Porto Digital, Inovação e Preservação no Centro do Recife", representantes do Porto Digital indicam que a entrada da organização no Recife Antigo quase 25 anos atrás ajudou a revitalizar algumas das partes do Centro do Recife e ampliar aspectos da educação tecnológica na cidade. Uma ação no interior pode ampliar esses movimentos no restante do estado. 

Descentralizar polos do Recife

Vinda de Caruaru, Raquel Lyra busca descentralizar os serviços do Recife e da Região Metropolitana e distribuí-los com maior igualdade em outras regiões do estado. Com grande eleitorado no interior, Raquel já anunciou e inaugurou diversos empreendimentos e iniciativas fora da RMR.

No ranking de competitividade dos municípios, Caruaru foi o terceiro município com melhor desempenho, atrás do Recife e Serra Talhada.