Turismo ganha espaço estratégico com encontro estadual em Igarassu

Encontro de secretários municipais e especialistas visa discutir como preservar patrimônios históricos e explorar o turismo religioso e cultural

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 03/09/2025, às 12h11 - Atualizado às 12h23

Fundada em 1535, Igarassu é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil e guarda um dos conjuntos históricos mais relevantes de Pernambuco. - Foto: Ivonildo Pedro
Fundada em 1535, Igarassu é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil e guarda um dos conjuntos históricos mais relevantes de Pernambuco. - Foto: Ivonildo Pedro

Igarassu, uma das cidades mais antigas do Brasil e que celebra 490 anos no dia 27 de setembro, se torna palco de debates sobre o futuro do turismo em Pernambuco. O município sedia, até quinta-feira (4), o 3º Encontro da Associação dos Secretários de Turismo do Estado (ASTUR/PE).

O encontro reúne secretários municipais, gestores e especialistas para discutir como preservar patrimônios históricos, explorar o turismo religioso e cultural e, ao mesmo tempo, criar estratégias de sustentabilidade para o setor.

A programação inclui palestras, painéis, visitas técnicas e mostra gastronômica, reforçando a vocação de Igarassu como destino turístico.

Para o secretário de Patrimônio Histórico, Cultura e Turismo de Igarassu, Ricardo Góes, o momento é simbólico: “É uma alegria saber que Igarassu sediará este encontro tão importante para o desenvolvimento turístico do nosso estado”.

Durante o encontro, o turismo religioso será uma das principais pautas a serem abordadas, envolvendo a preservação dos patrimônios históricos com a sustentabilidade, além de promover um roteiro de visitação pelos equipamentos turísticos e históricos em Igarassu.  

O evento é promovido pela prefeitura em parceria com a ASTUR/PE, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Comtur e a Secretaria Estadual de Turismo e Lazer.

História

Fundada em 1535, Igarassu é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil e guarda um dos conjuntos históricos mais relevantes de Pernambuco.

No município estão a Igreja dos Santos Cosme e Damião, a mais antiga em funcionamento do país, e o Convento de Santo Antônio, com o célebre Painel dos Santos, patrimônio artístico e religioso nacional.

Esses marcos reforçam a vocação da cidade para o turismo histórico e religioso, que hoje ganha centralidade nos debates sobre o futuro do setor.