Acervo do DOPS de Pernambuco tem tombamento solicitado ao Conselho Estadual

Pedido foi feito pelo conselheiro Harlan Gadelha Filho, que solicitou ao Conselho Estadual de Patrimônio a abertura do processo de tombamento do acervo do DOPS

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 27/04/2025, às 13h41

Imagem meramente ilustrativa de arquivo público - Arquivo Público do Estado de São Paulo
Imagem meramente ilustrativa de arquivo público - Arquivo Público do Estado de São Paulo

O conselheiro Harlan Gadelha Filho apresentou requerimento ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC) solicitando a abertura do processo de tombamento ex officio do acervo documental do Departamento de Ordem Política e Social de Pernambuco (DOPS/PE).

"São milhares de fichas, fotografias, relatórios e documentos correlatos, à mercê da sorte, atualmente passíveis de extravio ou deterioração", afirma o conselheiro Harlan Gadelha Filho no pedido.

O pedido fundamenta-se nos artigos 2º da Lei nº 7.970/1979 e 4º do Decreto nº 6.239/1980, que atribuem ao Conselho a competência para iniciar processos de tombamento por iniciativa própria. No documento, o conselheiro destaca que o acervo, sob a guarda do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, está em risco de deterioração devido ao seu estado de conservação.

O material, composto por fichas, fotografias, relatórios e outros documentos, reúne registros históricos desde a década de 1930 até o período posterior à Anistia Política de 1979. A proposta ressalta a importância da proteção dos documentos para garantir a preservação da memória política do Estado e menciona precedente recente, o tombamento do acervo da Comissão da Verdade Dom Hélder Câmara, ocorrido em 2022.

O requerimento também solicita a comunicação formal ao diretor do Arquivo Público Estadual para adoção de medidas de proteção imediata do acervo.