Publicação retrata a formação e evolução de Olinda, com ênfase em seu patrimônio arquitetônico e cultural, e terá versão acessível ao público
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 05/09/2025, às 16h16
O arquiteto, professor e pesquisador José Luiz Mota Menezes (in memoriam), reconhecido pelo compromisso com a preservação da memória e do patrimônio cultural de Pernambuco, tem sua trajetória lembrada em nova publicação. O livro “Olinda nos seus diversos momentos” dedica-se a retratar aspectos arquitetônicos, históricos e artísticos da cidade, cujo conjunto urbanístico foi tombado pelo Iphan em 1968 e reconhecido pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1982.
Na obra, Menezes revisita os períodos que marcam a formação de Olinda, desde sua origem como vila no século XVI até a consolidação do sítio histórico. O livro destaca a relação entre mar, vegetação e o casario, além da harmonia entre largos, igrejas e exemplares da arquitetura religiosa dos séculos XVI e XVII, como o Convento e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e o Convento de Nossa Senhora das Neves, que integra o conjunto franciscano.
O projeto foi incentivado pelo Funcultura e possibilitou a impressão de mil exemplares, dos quais 250 foram destinados gratuitamente a escolas, bibliotecas públicas e instituições voltadas para pessoas com deficiência visual. A publicação também terá versão digital acessível, com audiodescrição das imagens disponível por QR Code. As fotos que acompanham o livro são assinadas pelo fotógrafo Josivan Rodrigues.
“Mais do que um registro histórico, a publicação reafirma o legado de José Luiz Mota Menezes como pesquisador incansável da cultura pernambucana, que sempre buscou democratizar o acesso ao conhecimento e estimular a valorização da identidade e da memória coletiva do estado”, afirmou a produtora do projeto, Clarisse Fraga, da Bureau de Cultura, em informe ao site Jamildo.com.
O lançamento de “Olinda nos seus diversos momentos” aconteceu no Instituto Histórico de Olinda, nesta sexta-feira (5). Os exemplares destinados à venda foram disponibilizados ao preço de R$ 40.