Raquel Lyra recebe estudantes vencedores do Inova CRIA antes de viagem internacional a Portugal

Estudantes da rede estadual representarão Pernambuco no Web Summit e em imersão no Porto Digital europeu

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 31/10/2025, às 10h06 - Atualizado às 10h15

O encontro aconteceu na quinta-feira (30) - Hesíodo Góes/Secom
O encontro aconteceu na quinta-feira (30) - Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSD) recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, os estudantes e professores da rede estadual vencedores do Inova CRIA: Ideias que Transformam, programa do Governo de Pernambuco em parceria com o Porto Digital.

Os grupos premiados embarcam em novembro para Portugal, onde participarão de uma imersão internacional com visitas ao Porto Digital Europa e ao Web Summit 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo.

“Esses alunos são de cada recanto do nosso estado, vão mudar o mundo para melhor e vão fazer o nosso chão muito mais feliz”, afirmou Raquel Lyra.

O concurso envolveu estudantes do 1º e 2º anos das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) que possuem Espaços CRIA, ou seja, laboratórios de criatividade e inovação mantidos pelo governo. As propostas foram avaliadas por uma comissão formada por representantes da SECTI, da Secretaria de Educação (SEE), do Porto Digital e de especialistas convidados.

“O Inova CRIA tem uma importância enorme, até mesmo nas parcerias entre as secretarias. Essa integração com a SECTI permite oferecer aos nossos estudantes oportunidades de melhoria, desenvolvimento de novos projetos e experiências de intercâmbio”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Entre os projetos premiados está o desenvolvido por alunos da EREM Paulo Freire, em Carnaíba, que criaram, com o uso de uma impressora 3D, materiais didáticos táteis para auxiliar uma colega com deficiência visual no aprendizado de química e matemática.

Os cinco projetos vencedores do Inova CRIA 2025 são:

  • “Aquarcia 5.0” (EREM Jatobá – Petrolândia): monitoramento sustentável da aquicultura;

  • “TechDengue” e “PIMEN-IOT” (ETE Ariano Vilar Suassuna – Garanhuns): controle de pragas e doenças com uso de Inteligência Artificial;

  • “Uso de tecnologias para assegurar a acessibilidade de deficientes visuais” (ETE Professor Paulo Freire – Carnaíba);

  • “Estação Meteorológica Inteligente” (ETE Ginásio Pernambucano – Recife), voltada ao monitoramento climático e ambiental.