Em vídeo publicado nas redes sociais, João Campos destaca obras na educação infantil, em tema que também integra promessas de Raquel Lyra
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 03/02/2026, às 14h51 - Atualizado às 14h52
João Campos divulgou vídeo destacando investimentos em creches no Recife.
Prefeito afirmou que política pública exige execução, não apenas discurso.
Ampliação de creches também é promessa anunciada pelo Governo de Pernambuco.
Tema já foi citado pelo gestor em outras entregas da área de educação infantil.
Prefeito do Recife, João Campos (PSB) voltou a destacar investimentos da gestão municipal na ampliação da rede de educação infantil e publicou, nesta terça-feira (3), vídeo com trecho de entrevista concedida no ano passado sobre a construção de creches. Na gravação, o gestor defende a entrega de equipamentos e a execução das políticas públicas, em recado indireto à governadora Raquel Lyra (PSD), que também tem a expansão de creches entre os compromissos anunciados para Pernambuco.
“Não adianta só a gente falar, a gente tem que fazer”, afirmou João Campos no vídeo divulgado nas redes sociais. Em seguida, o prefeito detalha ações associadas à política de educação infantil. “Tem que inaugurar creche. Tem que requalificar, contratar professor, entregar material didático, fazer gestão, fazer a coisa funcionar, que é o que a gente está fazendo”, disse.
Não é a primeira vez que João Campos aborda o assunto com referência indireta à adversária em potencial na disputa estadual. Em 9 de janeiro, durante a entrega da ampliação de uma unidade de educação infantil, o prefeito afirmou que era preciso “tirar do discurso e colocar na prática”, ao comentar a execução de políticas públicas voltadas à primeira infância.
A governadora Raquel Lyra prometeu entregar 250 unidades de creches até o final do mandato. Em 30 de dezembro, entregou a primeira, em Igarassu. Ao todo, foram prometidas 60 mil vagas, que foram cobradas ao longo de 2025, especialmente no segundo semestre, na oposição da Alepe.
“Sessenta mil vagas de creches prometidas e nenhuma entregue após quase três anos de gestão. Quando criticamos a lentidão, não falamos apenas de números, mas do impacto real que isso tem sobre as famílias pernambucanas”, afirmou Antônio Coelho (União Brasil).
Na mesma linha, Rodrigo Farias (PSB) classificou a situação como ausência de resultados concretos nas áreas de educação e infraestrutura social. "Já foram completados 70% do mandato e nenhuma creche foi entregue", disse o parlamentar.
Em resposta, a líder do governo, Socorro Pimentel (União Brasil), afirmou que há obras em andamento em vários municípios — incluindo Serra Talhada, Caruaru, Igarassu e Itamaracá — e que algumas unidades já têm estruturas iniciais. Ela também mencionou desafios burocráticos para obtenção de alvarás junto às prefeituras municipais.
Leia também