Estudantes de ETE de Carnaíba vencem prêmio nacional com projeto sustentável contra poluição

Estudantes do ETE Professor Paulo Freire vencem 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, projeto promovido pela Samsung

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 04/12/2024, às 10h52

Escola Técnica de Pernambuco fica em primeiro lugar durante premiação de inovação - Luis Madaleno- Divulgação
Escola Técnica de Pernambuco fica em primeiro lugar durante premiação de inovação - Luis Madaleno- Divulgação

Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, em Carnaíba, Sertão de Pernambuco, conquistaram o primeiro lugar na categoria Vencedores Nacionais da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, promovido pela Samsung.

Em cerimônia realizada na terça-feira, 03 de dezembro, em São Paulo, o projeto dos estudantes de Carnaíba foi premiado e celebrado como exemplo de transformação social e ambiental.

O projeto premiado, denominado Filtropinha: dos Resíduos aos Recursos, é um filtro de baixo custo, criado a partir de cascas da fruta-pinha, que reduz a poluição causada pela manipueira, um resíduo do processamento da mandioca. Além de filtrar a poluição, o equipamento o transforma em biofertilizante sustentável.

Inovação e impacto ambiental

O protótipo tem impacto direto na sustentabilidade da região. Além de reduzir a poluição da manipueira, o filtro promove o reaproveitamento de resíduos já presentes na região, gera fertilizantes de liberação lenta e auxilia no tratamento de água contaminada, tornando-a potável e reutilizável.

Conquista e tradição de inovação

A vitória no Solve For Tomorrow Brasil é um marco para a ETE Professor Paulo Freire, que já havia conquistado destaque em edições anteriores do programa. Na última edição, a escola figurou entre os 50 melhores projetos com uma uma luva estabilizadora de tremores para pessoas com Doença de Parkinson.

O Solve For Tomorrow Brasil é um programa internacional que incentiva alunos da rede pública de ensino a desenvolverem soluções criativas e tecnológicas para problemas da sociedade por meio da abordagem STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O programa da Samsung é coordenado pela organização sem fins lucrativos Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). As ações no Brasil também contam com apoio da:

  • Organização Não-Governamental (ONG) Todos pela Educação 
  • do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural (UNESCO-Brasil),
  • Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI)

A edição deste ano registrou um aumento de 19% no número de inscrições.

@blogdojamildo