Nova creche é a segunda da gestão Raquel Lyra desde 2023; Governo de Pernambuco terá que entregar mais de 20 unidades por mês para atingir meta
por Otávio Gaudêncio
Publicado em 07/02/2026, às 07h42 - Atualizado às 08h38
Governadora Raquel Lyra inaugurou, em Caruaru, a segunda creche de sua gestão. A unidade começa a funcionar em 9 de fevereiro e atenderá 350 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses de idade.
O governo entregou o prédio mobiliado e custeará o primeiro ano de funcionamento.
A gestão promete entregar as prometidas 250 creches com 60 mil vagas até o fim do ano, com a intenção de inaugurar mais de uma unidade por semana.
Deputados questionam o ritmo das obras e apontam diferenças entre a promessa e o PPA 2024-2027, que prevê 240 creches, além de unidades ainda em licitação ou sem ordem de serviço.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), entregou a segunda creche construída em seu mandato na última sexta-feira (6), em Caruaru. Localizada no bairro de Xique-Xique, a unidade de ensino começa a funcionar a partir da segunda-feira (9).
O Governo de Pernambuco entregou a construção já mobiliada e irá arcar com os custos de funcionamento do primeiro ano da creche, que atenderá 350 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses de idade.
"Quando a gente faz uma entrega como essa, não garantimos só a atenção à primeira infância, mas também que pais e mães possam trabalhar, conquistando a sua renda e dignidade”, explicou Gilson Monteiro, secretário estadual de Educação.
A mãe de Matheus Ryan, de 4 anos, Claudicelia Florêncio da Silva, participou do momento e celebrou a entrega da creche. "Tenho a alegria de ter essa creche para que meu filho possa ser acolhido e eu possa trabalhar. Ele está muito animado com o começo das aulas”, disse.
Já em seu quarto ano de mandato, a governadora Raquel Lyra havia entregado apenas uma creche, a de Igarassu, em 30 de dezembro de 2025. Apesar disso, o secretário de educação da gestão garantiu que o Governo do Estado cumprirá a promessa e deve entregar todas as 250 unidades de ensino com 60 mil vagas até o fim do ano.
Em evento recente na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Gravatá, a gestora afirmou que tem a intenção de entregar mais de uma creche por semana.
Para cumprir a promessa, é necessário que a gestão estadual entregue mais de 20 creches por mês, como mostra o crechômetro do site Jamildo.com.
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a oposição da governadora já questionou sobre o ritmo de entregas das creches. Na reunião de outubro de 2025, o deputado Antônio Coelho (União Brasil) afirmou que das 250 creches, 192 estavam em processo de licitação, 55 não tinham ordem de serviço e 48 tiveram obras iniciadas.
De acordo com o parlamentar, o Plano Plurianial (PPA) 2024-2027, documento oficial do governo encaminhado à Alepe, prevê construção de 240 creches, dez a menos que o prometido pela governadora.
Em resposta, a gestora atribuiu a demora à complexidade burocrática, como estudos de solo, desapropriações e licitações que foram divididas em lotes.
Lyra defendeu que a fiscalização é necessária, mas que "torcer contra" não ajuda o estado.
"Quer fiscalizar? Me ajuda a fiscalizar. Quantos trabalhadores tem por dia em cada uma dessas creches? Pode fiscalizar. Porque o que eu quero é entregar. Podemos abrir um crechômetro aqui. Vamos abrir a quantidade de vagas de creche que Pernambuco criou. Daqui, quanto a gente tinha até agora e quanto nós vamos ter até o final do ano que vem", disse a governadora.
"Para aqueles que torcem contra, eu digo que vou fazer. Mas eu digo ainda mais, eu digo que me ajude a fazer. Porque torcer contra não é ajudar Pernambuco", completou.