Daniel Coelho rebate PSB afirmando que Raquel Lyra recebeu 'herança maldita' de Paulo Câmara

Bloco PSD/PSDB rebate PSB afirmando que problemas em escolas vem do governo Paulo Câmara, mesmo depois de dois anos de gestão Raquel Lyra

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 08/09/2024, às 09h48

Daniel Coelho e Mariana Melo, em campanha no Recife - Divulgação
Daniel Coelho e Mariana Melo, em campanha no Recife - Divulgação

Como era de se esperar, a oposição reagiu imediatamente e com o discurso da herança maldita de Paulo Câmara, depois que o PSB apontou supostas falhas nas escolas estaduais, para contrapor as críticas ao programa de creches no Recife.

"O que Raquel Lyra herdou é resultado dos erros e da negligência de Paulo Câmara, que tinha João Campos como seu chefe de gabinete, e os reflexos dessa gestão ineficaz afetam diretamente a segurança de nossas crianças e professores. Estamos trabalhando para corrigir isso e vamos conseguir no Recife",  afirmou o candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), depois que o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), escaldado pelo PSB, criticou a falta de alvarás do Corpo de Bombeiros nas escolas públicas de Pernambuco.

"O deputado prestou um importante serviço ao expor a situação e destacou que o problema é fruto da má gestão do PSB nos últimos 20 anos".

A resposta foi dada durante agenda de campanha neste sábado, 7 de setembro.

"Vamos garantir que esse tipo de descaso nunca mais ocorra. Diferente do Estado, a situação no Recife é ainda mais grave. Temos creches fantasmas, creches administradas por estelionatários condenados, creches com denúncias de abuso sexual. E o mais chocante: troca de vagas em creches por votos. Vamos acabar com essa máfia e garantir que as mães tenham um local decente para deixar seus filhos enquanto trabalham", afirmou.

O deputado estadual Renato Antunes, integrante da Comissão de Educação na Alepe, também questionou a crítica de Waldemar Borges.

"O tema deveria ser tratado com mais seriedade e menos política. Concordo que que todas as unidades de ensino precisam do alvará para funcionamento. O que me causa estranheza é ver manifestação de deputados do PSB cobrando e criticando que escolas estaduais estão sem permissões. Só agora? Foram 16 anos no poder, quase duas décadas e só agora surgiu este questionamento?”, afirmou Renato Antunes.

O parlamentar diz que sigla socialista está tentando ofuscar o caso das creches municipais na capital.

“Não sei se é amnésia seletiva, falta de comprometimento com a educação ou um malabarismo para tentar criar uma narrativa que tire o foco dos supostos escândalos nas creches do Recife. Continuo acreditando que educação deve ser tratado com responsabilidade, sem palanque e na busca de ações práticas que melhorem as condições de ensino e aprendizagem na nossa rede”.

Tréplica

Com relação às declarações de Daniel, Waldemar rebateu as falas em um vídeo publicado em sua rede social. O deputado citou que, culpabilizar a gestão anterior seria evitar enfrentar o problema e achar "que o povo não tem inteligência" para acreditar nisso. 

Waldemar ainda questionou se a preocupação do candidato do PSD é verdade. "Se em dois anos vocês não conseguiram fazer absolutamente nada em relação a isso, então o que é que se vai se esperar desse governo", questionou o político. 

O deputado chegou a dizer que a indignação de Daniel com a temática seria apenas "media training" e sem sinceridade. 

"O que foi que você fez de marcante [na Secretaria de Turismo] e que o credencia como um gestor público realizador? Não fez nada", criticou Waldemar.

@blogdojamildo