Município fecha parceria com a Universidade de Coimbra para programa de intercâmbio; professores terão acesso a métodos educacionais de alto nível
por Ana Luiza Melo
Publicado em 26/11/2025, às 19h18
O município do Cabo de Santo Agostinho (PE) alcançou um marco inédito no cenário educacional brasileiro ao se tornar a primeira rede pública de ensino do Brasil a firmar um convênio de intercâmbio com a prestigiada Universidade de Coimbra, em Portugal.
O acordo foi assinado na última terça-feira (25) pela comitiva municipal, liderada pelo prefeito Lula Cabral, durante missão internacional.
O convênio estabelece o programa “Professores sem Fronteiras”, que permitirá a intercâmbio de professores efetivos, instrutores da Escola de Música e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
Os profissionais selecionados terão a oportunidade de vivenciar métodos e tecnologias educacionais utilizados por uma das instituições acadêmicas mais antigas e respeitadas do mundo, fundada em 1290.
A assinatura desta parceria de alto nível faz parte de uma agenda mais ampla de cooperação.
Nesta quarta-feira (26), a comitiva cumpriu compromissos na cidade do Porto.
Pela manhã, o prefeito foi recebido na Reitoria da Universidade do Porto, onde discutiu a viabilidade de projetos conjuntos e intercâmbio acadêmico.
À tarde, foi apresentada uma Carta de Intenção para ações futuras em educação, cultura e inovação junto ao Instituto Pernambuco Porto (IPP).
“Estamos construindo pontes sólidas entre o Cabo de Santo Agostinho e Portugal, trazendo para nossa cidade oportunidades concretas de intercâmbio, inovação e formação de alto nível. A Carta de Intenção apresentada hoje reafirma nosso compromisso de ampliar horizontes e preparar nossa gente para o futuro, unindo esforços com instituições do mais alto prestígio internacional”, explicou o prefeito Lula Cabral.