Sudene e Secretaria Nacional da Juventude firmam parceria para apoiar jovens nordestinos com edital de R$ 1 milhão para emprego e qualificação
por Cynara Maíra
Publicado em 31/01/2025, às 11h57
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Secretaria Nacional da Juventude firmaram um acordo de cooperação para ampliar políticas públicas voltadas aos jovens da região.
A assinatura da cooperação ocorreu na quinta-feira (30), durante a 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Olinda.
O objetivo da união entre os órgãos é desenvolver em parceria estratégias para enfrentar desafios socioeconômicos e ampliar oportunidades para a juventude nordestina.
Uma das primeiras ações para o projeto é o lançamento do edital Inova Juventudes, que destinará R$ 1 milhão para apoiar iniciativas inovadoras voltadas a emprego, qualificação profissional e proteção social dos jovens. Os detalhes do certame ainda serão divulgados em abril.
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, citou que mais de sete milhões de jovens nordestinos estão inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadUnico), o que representa 43% do total de brasileiros entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o ex-deputado federal, a parceria com a Secretaria da Juventude busca direcionar políticas públicas para reduzir o percentual de jovens que não trabalham nem estudam, além de enfrentar problemas como violência e baixa escolaridade.
Em meio à Bienal da UNE, o secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, ressaltou a importância de um espaço democrático para o desenvolvimento da juventude.
“O movimento social jovem é essencial para o fortalecimento da democracia. Precisamos garantir políticas de inovação científica, valorização das universidades e participação social”, afirmou.
Além do edital, a parceria entre Sudene e Secretaria Nacional da Juventude também deve afetar o desenvolvimento de pesquisas e novas estratégias de inovação para melhorar a inclusão produtiva dos jovens.
O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene, será a base para direcionar as ações na Região, de forma a encontrar convergências entre as políticas nacionais e regionais voltadas ao público jovem.
Durante a Bienal da UNE, a Sudene aproveitou o espaço para falar sobre a Rede de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) do Nordeste, um grupo que reúne 43 instituições de ensino e pesquisa da região.
O grupo criado pela Superintendência em parceria com o Consórcio Nordeste de Governadores busca desenvolver a inovação e competitividade regional de pesquisas e projetos que possam ser usadas nas novas diretrizes da política industrial brasileira.
“O objetivo é fazer com que a massa crítica da nossa região trabalhe para desenvolver soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, explicou José Farias, coordenador de Estudos e Pesquisas da Sudene.
Leia também
@blogdojamildo