Senai Park dá partida em Suape rodando sete projetos de inovação industrial

Senai Park é lançado em Suape, em evento festivo com presença de autoridades nacionais

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 21/10/2025, às 15h17 - Atualizado às 16h20

Festa de inauguração do Senai Park, em Suape
Priscila Krause e Armando Monteiro Bisneto inauguram Senai Park ao lado de líderes industritais - Hesíodo Góes/Secon/Divulgação

Em um evento festivo, prestigiado por autoridades locais e nacionais, como o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Antônio Alban, a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) lançou nesta segunda-feira no porto de Suape, o Senai Park, uma inédita plataforma de inovação criada pelo empresariado nacional para acelerar o futuro da indústria brasileira.

No evento, a diretora regional do Senai em Pernambuco, Camila Barreto, revelou que, inicialmente, sete projetos pilotos vão estar rodando no centro de inovação.

"O objetivo do Senai Park é ajudar que as empresas nacionais se preparem para o futuro. Nós testamos aqui novas tecnologias e a viabilidade econômico financeira, para a indústria do futuro", comentou.

Com 15 empresas parceiras, a entidade informou que existem cerca de R$ 200 milhões em negociação nos projetos. Um dos projetos vai testar a nacionalização de uma bateria de lítio para veículos híbridos, na esteira da mobilidade verde.

Hoje, 100% destas baterias são importadas. A inédita linha de produção a ser instalada no Senai Park, a partir de 20 contêineres da China, pode ajudar o Brasil a se desenvolver nesta direção, já no primeiro trimestre de 2026.

Oziel Alves, diretor de Tecnologia e Inovação do Senai em Pernambuco, afirmou que uma das vantagens esperadas do centro será acelerar a tropicalização de novas tecnologias.

Ele citou como exemplo a cadeia de hidrogênio verde, com o abastecimento de veículos ou indústrias a partir da produção em Suape.


O presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, revelou que nos próximos dias viaja para a Dinamarca, onde vai se integrar à comitiva da governadora Raquel Lyra. No exterior, será celebrado acordo para a instalação da primeira indústria de e-metanol do país, que deve gerar cerca de 1,5 mil empregos em Suape.

"O novo hub de inovação é mais um passo para a nova era que já estamos vivendo. Neste momento especial, há um mês conquistamos uma a ZPE pública de Pernambuco, com equipamentos para produção de energia limpa, novos investimentos que podem nos levar a produzir combustível de aviação (verde)", citou.

O ex-senador Armando Monteiro Neto, em sua fala, destacou que se devia celebrar o momento como especial na integração regional e lembrou o papel dos empresários Ricardo Essinger e Bruno Veloso (ex e atual presidente da Fiepe) para a concretização do projeto.

Na mesma linha, destacando a importância da continuidade como política de Estado, o presidente da CNI Antônio Alban fez um reconhecimento aos ex-presidentes Armando Monteiro Neto e Robson Andrade.

"Conjugamos sempre o nós. E nós empresários queremos um Brasil melhor. Com o Senai Park, temos mais uma chance de o Norte e o Nordeste se inserirem no desenvolvimento nacional", afirmou.

Na avaliação do cenário nacional, Alban criticou os "juros exorbitantes" e disse que o Brasil não podia ter rompante de desenvolvimentos.

"Todas esta geopolítica (guerras tarifarias atuais) nos mostra que várias questões passam por questão portuária e o Porto de Suape pode nos entregar tudo que ele pode nos dar. Vamos dar exemplo de complementaridade entre as regiões. Não somos um só. O Nordeste tem uma opção grande com as energias renováveis, data centers, IA, energia limpa com o hidrogênio verde", defendeu.

No final de seu discurso, o líder nacional da indústria elogiou a liberação da exploração da margem equatorial de petróleo como oportunidade para o Norte.

A chegada da plataforma de inovação foi revelada no começo do mês pelo site Jamildo.com.