Secretário da Fazenda de Raquel Lyra, Wilson José de Paula participará de almoço-palestra do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP)
por Cynara Maíra
Publicado em 06/05/2025, às 11h53 - Atualizado às 12h13
O secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson José de Paula, participará de um debate promovido pelo Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) na quinta-feira (8), no Recife.
O evento terá como foco as mudanças no sistema tributário nacional e contará com palestra do tributarista Erik Castro e Silva, que abordará o tema “A nova não cumulatividade do IBS/CBS e o dever do Comitê Gestor de ressarcir de imediato os créditos acumulados”.
O encontro integra a agenda mensal do IAP e ocorrerá a partir do meio-dia no restaurante Ruizito Cocina, no Shopping RioMar. A discussão será mediada pelo advogado e empresário Walter Manzi, membro da Comissão de Direito Tributário do Instituto.
Segundo Erik, o novo modelo de tributação, proposto na Reforma Tributária, representa um avanço ao permitir o ressarcimento imediato de créditos acumulados.
“Do ponto de vista do contribuinte, o ressarcimento imediato dos créditos é o maior ganho com a Reforma Tributária. Basta ver se será implementado ou se repetirá a nefasta experiência do ICMS”, pontuou.
A presidente do IAP, Érika Ferraz, destacou o papel do Instituto na promoção de debates técnicos e jurídicos. “Reunir dois especialistas com ampla experiência prática e acadêmica enriquece o entendimento sobre um tema atual de grande interesse nacional, principalmente para os que atuam na área tributária”, afirmou.
Especialista em finanças públicas e auditor fiscal de carreira, Wilson José de Paula está à frente da Secretaria da Fazenda desde janeiro, quando foi nomeado pela governadora Raquel Lyra (PSD).
O secretário da Fazenda é pós-graduado em Administração e Política Tributária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Finanças Públicas pela Universidade de Bath, no Reino Unido.
Erik Castro e Silva, por sua vez, é doutor pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pela Universidade de Cambridge e ex-integrante do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), vinculado à Receita Federal.
Também é professor da Faculdade de Direito do Recife (UFPE).