Ponte de Vila Velha, na Ilha de Itamaracá terá reconstrução a partir de janeiro de 2025
por Cynara Maíra
Publicado em 26/12/2024, às 09h45
O Governo de Pernambuco publicou o contrato de execução da obra para reconstruir a ponte de Vila Velha, na Ilha de Itamaracá.
Com investimento previsto de R$ 1,3 milhão, as obras no local começarão em janeiro de 2025 a partir da gestão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). O Governo prevê que a ponte já esteja pronta ao fim de 2025.
A reconstrução da ponte fará melhorias nos acessos ao local e garantirá a retomada da estrutura acima do Rio Paripe, na trilha dos holandeses.
Segundo a governadora Raquel Lyra (PSDB), além da melhoria na mobilidade da área, a obra garantirá a ampliação do turismo na Ilha de Itamacará. "Pernambuco tem riquezas únicas que fortalecem nosso turismo, e obras de infraestrutura como essa impulsionam ainda mais essa indústria", citou.
Outras intervenções já ocorrem na região da Trilha dos Holandeses, como a recuperação da PE-001, que garante o acesso ao Forte Orange, e da PE-035, que conecta o espaço com a região do Pilar.
Segundo Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, a obra compõe umas das iniciativas para melhorar a situação do Litoral Norte, com foco no turismo e qualidade de vida dos moradores da região.
Além da mobilização pela reconstrução de áreas importantes para mobilidade entre esses espaços no Litoral Norte, o governo negocia com empresas para se instalarem e investirem no estado.
Um dos exemplos já revelados pelo Jamildo.com é a possível vinda do Beach Park para Pernambuco. A instalação no estado seria também no Litoral Norte. O empreendimento poderá ocorrer ou na Praia de Maria Farinha, onde já está o Veneza Water Park, ou na Ilha de Itamaracá.
A ideia é descentralizar os investimentos da região, que atualmente estão focadas na Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca.
A área de Vila Velha é tombada pelo Governo do Estado e está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz.
A região inclui os povoados de Nossa Senhora da Conceição, Salinas e São Judas Tadeu, além de sítios arqueológicos como Carmelo e Joque. Tombada em 2021, a área é protegida pela Lei nº 17.181 e pelo Decreto nº 50.528.
Leia também
@blogdojamildo