O Governo Federal, em parceria com a Caixa Federal, decidiu antecipar os pagamentos referentes ao mês de julho
por Clara Nilo
Publicado em 17/07/2025, às 16h19 - Atualizado às 16h41
A Caixa Econômia Federal irá iniciar os pagamentos do Bolsa Família referentes a julho, nesta sexta-feira (18), para estados que possuem decretos de situação de emergência provocados por condições climáticas.
O Rio Grande do Sul será inteiramente beneficiado, enquanto Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e São Paulo têm alguns municípios inclusos na lista dos que serão beneficiados previamente. O pagamento é feito de acordo com o Número de Identificação Social (NIS), mas, nesse caso, será feito independentemente.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Caixa reforçam que não é necessário ir até uma agência bancária para movimentar o benefício, é possível fazê-lo através do aplicativo CAIXA Tem.
Além disso, os beneficiários também podem utilizar o cartão para realizar compras nos estabelecimentos comerciais por meio da função de débito, bem como efetuar saques em Unidades Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.
Nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser realizado sem cartão, com identificação biométrica cadastrada previamente.
No início deste mês, o Governo Federal amplicou as categorias de famílias que têm direito ao benefício. Além dos grupos que já recebiam, três novos grupos passam a fazer parte do programa.
Famílias com pessoas em situação de rua; com integrantes em risco social associado à violação de direitos e com pessoas em risco de segurança alimentar, conforme identificação do Ministério da Saúde; também poderão se cadastrar no programa.
“O objetivo é aumentar o nível de proteção social, de segurança de renda e de segurança alimentar em favor de famílias que se encontram em situação de alto risco social. As inclusões são decorrentes de um olhar articulado do Bolsa Família com outras políticas públicas”, explicou o ministro do MDS, Wellington Dias.