Pacto pelo Agro tem primeira reunão técnica e monta cronograma de ações para o Porto de Suape

O encontro definiu estratégias e cronograma de atividades, com foco inicial na fruticultura

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 03/10/2025, às 08h57 - Atualizado às 09h37

Imagem Pacto pelo Agro tem primeira reunão técnica e monta cronograma de ações para o Porto de Suape

A Comissão Interinstitucional do Pacto pelo Agro, iniciativa de Suape com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, realizou sua primeira reunião técnica para definir plano de trabalho e cronograma de ações. O projeto busca aproximar o porto do setor agrícola e ampliar o escoamento da produção. A comissão, que se reunirá semanalmente, começará pela fruticultura e depois avançará para grãos, pecuária e avicultura.

A Comissão Interinstitucional do Pacto pelo Agro, iniciativa do Complexo Industrial Portuário de Suape em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA), realizou sua primeira reunião técnica.

O encontro definiu o plano de trabalho e o cronograma de ações que irão orientar a implementação do projeto, que tem como objetivo aproximar o porto do setor agrícola e ampliar as condições de escoamento da produção.

Representando a estatal portuária, estiveram presentes Marcelo Moraes, presidente da comissão, além de Arthur Teixeira, Mariana Freitas e Daniele Ramos. A secretaria foi representada por Jackeline Gadé de Araújo Rossiter, Paulo Nogueira e Josimar Gurgel Fernandes.

Segundo Moraes, a reunião permitiu consolidar um planejamento baseado em diálogo com terminais, associações e órgãos anuentes. “O objetivo é reunir contribuições práticas e alinhadas às demandas da cadeia produtiva”, afirmou ele.

A comissão passará a se reunir semanalmente para acompanhar a execução das iniciativas junto aos diferentes segmentos do agronegócio. O primeiro foco será a fruticultura, com posterior expansão para grãos, pecuária e avicultura.

Pernambuco firma protocolo para instalar Zona de Processamento de Exportação em Suape

O Governo de Pernambuco e o Governo Federal assinaram, no fim de setembro, um protocolo de intenções para a implantação da Zona de Processamento de Exportação de Pernambuco (ZPE) no Complexo Industrial Portuário de Suape.

As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, voltadas para empresas que produzem bens destinados à exportação, com acesso a regimes tributários, cambiais e administrativos diferenciados.

Em Pernambuco, a iniciativa será conduzida pela estatal portuária Suape e prevê o investimento de R$ 271,5 milhões em obras de infraestrutura, acessos e área alfandegada.