Acordo em Petrolina formaliza a cooperação entre Suape e o setor de frutas para destravar a logística e retomar as exportações do Vale do São Francisco
por Ana Luiza Melo
Publicado em 22/11/2025, às 09h43
Pernambuco deu um passo estratégico para reconquistar o escoamento da produção do Vale do São Francisco— a maior região exportadora de frutas do Brasil — pelo Porto de Suape.
Nesta sexta-feira (21), foi assinado em Petrolina (Sertão) um Protocolo de Intenções entre o Pacto pelo Agro e as principais lideranças da fruticultura local.
O Pacto pelo Agro é uma iniciativa inédita firmada entre o Complexo Industrial Portuário de Suape e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca.
O documento formaliza o interesse mútuo em estabelecer cooperação institucional e técnica para resolver os desafios operacionais e garantir que as frutas do Vale voltem a ser exportadas pelo atracadouro pernambucano, o 6º porto público mais movimentado do País.
A celebração do protocolo dá sequência à ação conjunta iniciada em setembro, quando o Jamildo.com noticiou, a criação do Comitê Interinstitucional Pacto pelo Agro para fortalecer o agronegócio de Pernambuco.
A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado. A governadora Raquel Lyra já havia reforçado na noite anterior, durante a abertura da Vinhuva Fest, em Lagoa Grande, a importância de levar a produção do Vale para Suape, citando a infraestrutura e a logística do porto como diferenciais competitivos.
São signatários do protocolo o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto; o secretário de Desenvolvimento Agrário, Cícero Moraes; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho; o diretor institucional da Valexport, Arthur Grimaldi; e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira.
Guilherme Coelho, da Abrafrutas, demonstrou otimismo, destacando os investimentos do Governo no porto.
"Suape está recebendo muito investimento... É justo, é digno e importante porque Pernambuco é o Estado que mais exporta frutas do Brasil", pontuou Coelho.
Jailson Lira, do Sindicato dos Produtores Rurais, reforçou que a retomada de Suape como canal de exportação é "essencial [...] principalmente para as novas rotas marítimas, com destino ao mercado chinês e europeu".
Armando Bisneto afirmou que o protocolo formaliza o trabalho conjunto para destravar gargalos, enquanto o secretário Cícero Moraes enfatizou a interiorização das ações sob orientação da governadora, reconhecendo a "enorme contribuição do Vale do São Francisco para a nossa economia".
A agenda do Pacto pelo Agro no Vale, que incluiu visitas a produtores, busca soluções para que a safra do próximo ano já possa coincidir com uma nova fase de eficiência em Suape.