Grupo JCPM completa 90 anos com festa

O Grupo JCPM é um conglomerado empresarial nordestino com sede no Recife, Pernambuco, e atua nos estados de Sergipe, Bahia e Ceará

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 09/05/2025, às 19h03 - Atualizado às 19h59

O empresário João Carlos (à direita), em momento de confraternização com a imprensa - Jamildo.com
O empresário João Carlos (à direita), em momento de confraternização com a imprensa - Jamildo.com

Na próxima segunda-feira (12), às 18h, no Teatro RioMar, o empresário João Carlos Paes Mendonça reúne lideranças políticas e empresariais da região para celebrar os 90 anos do Grupo JCPM, em cerimônia exclusiva para convidados.

Segundo informe ao site Jamildo.com, o evento destacará a trajetória de nove décadas do grupo empresarial que tem suas origens em 1935, em uma pequena mercearia no povoado da Serra do Machado, interior de Sergipe. De lá, o grupo se expandiu para o varejo regional.

Após reestruturações ao longo dos anos, atualmente o grupo é líder no setor de shopping centers no Nordeste e entre os cinco maiores do Brasil, além de também atuar nos segmentos imobiliário e comunicação.  Opera o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, que inclui jornal, rádio, TV e sites. 

No setor de shopping centers, administra 11 shoppings em quatro estados nordestinos, destacando-se os centros comerciais RioMar Recife, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, Shopping Recife, Plaza Casa Forte, Tacaruna, Guararapes, RioMar Aracaju e Shopping Jardins.

No ramo imobiliário, desenvolve empreendimentos comerciais e residenciais, como o JCPM Trade Center no Recife, além de atuar em projetos de "built to suit" para instituições educacionais.

Trajetória

Seu João Carlos conta que iniciou sua trajetória empresarial aos 9 anos, ajudando seu pai, Pedro Paes Mendonça. Aos 21 anos, tornou-se sócio da empresa, dando início a uma carreira no mercado.

Em 2023, as iniciativas sociais – Fundação Pedro Paes Mendonça e Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) – receberam aportes de R$ 17,4 milhões, impactando diretamente cerca de 11 mil pessoas, das quais 9 mil foram jovens moradores do entorno dos shoppings.

Em 2024, o Grupo JCPM reabriu a histórica "Bodega de Seu Pedro" na Serra do Machado, transformando-a no Espaço de Empreendedorismo da região. O local agora serve como centro de capacitação e comercialização para microempreendedores locais, apoiando cerca de 33 pequenos negócios com consultorias e participação em feiras, como a ExpoPreta, que teve mais de R$ 2 milhões em vendas.

Com mais de 1,2 milhão de metros quadrados em construções e projetos, o Grupo JCPM apresenta-se como um dos maiores empregadores privados do Nordeste, gerando cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos.