As mudanças gerenciais ocorrem no ano em que o grupo JCPM completa 90 anos de atividades
por Jamildo Melo
Publicado em 22/10/2025, às 15h09 - Atualizado às 15h30
O Grupo JCPM anunciou mudanças na sua estrutura organizacional. As decisões estratégicas passam a ser centralizadas na holding JCPMPar – Participações e Empreendimentos S.A., que terá um Conselho de Administração com seis integrantes.
O conselho será presidido por João Carlos Paes Mendonça e contará ainda com João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho, Renato Paes Mendonça Tavares de Melo, Jaime Queiroz Filho (vice-presidente) e Marcelo Silva, conselheiro independente.
A holding reúne empresas dos setores de Shopping Centers, Construção, Incorporação, Comunicação – incluindo o Sistema Jornal do Commercio (TV, Rádio, Jornal e Digital) – e Compromisso Social, com o Instituto JCPM e a Fundação Pedro Paes Mendonça.
Líder no Nordeste no segmento de shoppings e quarta maior do país, o grupo participa de 11 empreendimentos, somando 640 mil m² de área bruta locável, sendo 500 mil m² próprios e cerca de 3,2 mil lojistas. Entre os centros comerciais estão o Shopping Recife, RioMar Recife, RioMar Fortaleza, RioMar Aracaju, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, entre outros.
Segundo o comunicado da empresa, compartilhado com o site Jamildo.com, os negócios de shopping passam a ser concentrados na empresa JCPM Shopping Centers, que terá um CEO exclusivo para o segmento.
O cargo será ocupado por Sérgio Moraes Vieira Filho, 43 anos, pernambucano, com carreira internacional na Coca-Cola. Ele atuou na Coca-Cola Solar, na Coca-Cola Hellenic (Nigéria) e presidiu a Multon, joint venture da marca na Rússia.
O grupo informou que ele deixa a vice-presidência da The Coca-Cola Company na África do Sul para assumir o novo desafio. Sérgio é formado em Administração pela UFPE, com especialização em Finanças pela Harvard Business School e cursos na ESPN, Singularity University (Califórnia) e University of Chicago Booth School of Business.
As mudanças ocorrem no ano em que o grupo nascido em Sergipe completa 90 anos.