Fernando de Noronha promove roadshow em Minas Gerais e Rio de Janeiro para qualificar divulgação do destino

APFN encerra projeto Noronha Te Aguarda, que percorreu o Brasil em 2025 capacitando agentes e operadores turísticos

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 20/09/2025, às 18h49 - Atualizado às 19h04

. A APFN reconhece que qualificar profissionais para promover experiências personalizadas é essencial para aumentar a demanda por hospedagem, passeios e serviços exclusivos, estimulando investimentos na região. - Foto: Divulgação
. A APFN reconhece que qualificar profissionais para promover experiências personalizadas é essencial para aumentar a demanda por hospedagem, passeios e serviços exclusivos, estimulando investimentos na região. - Foto: Divulgação

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) inicia, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, a última etapa do roadshow “Noronha Te Aguarda” de 2025, passando por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Divinópolis. O projeto já percorreu cidades como Goiânia, Maringá, Londrina, São Paulo, Curitiba, Foz do Iguaçu e Cascavel, capacitando agentes de viagens e operadores turísticos.

Com apoio da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) e, em Minas Gerais, da Visual Operadora, o roadshow apresenta informações atualizadas sobre regras de acesso, atrativos turísticos, diferenciais ambientais e estrutura hoteleira da ilha.

Encerramos este ciclo levando Noronha a importantes mercados emissores, como Minas Gerais e Rio de Janeiro. São regiões estratégicas para atrair visitantes qualificados, que permanecem mais tempo no destino e geram maior impacto econômico positivo para a ilha”, afirma Lúcia Smith, presidente da APFN.

Os encontros serão conduzidos por Lúcia Smith, Fabiana de Sanctis, vice-presidente, e Manuela Fay, diretora executiva. No Rio de Janeiro, o evento também contará com a presença de Luciana Oliveira, representante exclusiva do Nannai Noronha, reforçando a participação da hotelaria local.

Desde o início do projeto, mais de 300 profissionais do turismo foram impactados. Para esta última fase, a expectativa é capacitar cerca de 90 novos agentes e operadores, ampliando a rede de parceiros que divulgam informações corretas e atualizadas sobre o arquipélago.

Entidade engajada

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha reúne estabelecimentos comprometidos com a excelência em hospedagem e o desenvolvimento do turismo sustentável na ilha.

A entidade já foi destaque em reportagens do Jamildo, que cobriram iniciativas anteriores da APFN voltadas para a qualificação de agentes de turismo e promoção do destino, a exemplo da primeira edição do projeto que aconteceu em abril, em Goiânia (GO), .

Fernando de Noronha
Entidade engajada ao longo de 2025 para promover o destino e alavancar turismo local. Foto: Divulgação.

Fernando de Noronha é um destino singular, que alia preservação ambiental, hospitalidade e experiências inesquecíveis. Nosso objetivo é levar esse conhecimento aos profissionais que comercializam o destino, garantindo que possam oferecer um atendimento qualificado e transmitir a essência da ilha aos viajantes”, explica Lúcia Smith, presidente da APFN.

Em maio, o Noronha te Aguarda avançou para sua segunda etapa, com eventos estratégicos em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Em julho, na terceira etapa do roadshow, a APFn esteve no Paraná. Os encontros aconteceram nas cidades deFoz do Iguaçu, Cascavel e Curitiba, 

Destino de valor agregado

Com o recorde de 131.503 visitantes em 2024, Fernando de Noronha se consolida como destino de alto valor agregado. A APFN reconhece que qualificar profissionais para promover experiências personalizadas é essencial para aumentar a demanda por hospedagem, passeios e serviços exclusivos, estimulando investimentos na região.

"Noronha não é apenas um destino paradisíaco, mas um motor econômico fundamental para seus moradores. Nosso compromisso é conectar turistas exigentes às pousadas locais, garantindo que cada visita gere impacto positivo na economia da ilha, sem comprometer sua preservação ambiental", afirma Fabiana de Sanctis, vice-presidente da APFN.