Exclusivo: Governo de Pernambuco aumenta tarifas para uso do aeroporto de Noronha

Tarifas foram elevadas em 16,53% a partir deste mês de junho, por determinação da secretaria de Mobilidade e Infraestrutura

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 20/06/2024, às 22h03

Mirante de Noronha, com vista do morro Dois Irmãos - Campinas Ecoturismo/Divulgação
Mirante de Noronha, com vista do morro Dois Irmãos - Campinas Ecoturismo/Divulgação

Sem alarde, o Governo de Pernambuco aumentou as tarifas para uso do aeroporto de Fernando de Noronha, administrado pelo Estado de Pernambuco.

A elevação ocorreu no mesmo dia que foi anunciado oficialmente o novo secretário de Turismo do Estado, Paulo Nery, funcionário da Caixa Econômica Federal indicado pelo PP de Pernambuco para suceder o ex-deputado federal Daniel Coelho, que deixou o cargo para disputar as eleições no Recife.

O reajuste linear aprovado foi de 16,53% das tarifas cobradas pela utilização do complexo aeroportuário, que leva o nome do ex-governador Carlos Wilson e que opera sob o regime de concessão.

A resolução foi assinada em 19 de junho, pela secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, na pessoa do secretário Diogo de Carbalho Bezerra.

O aumento pode impactar o turismo na ilha uma vez que os custos podem ser repassados para os serviços, como taxas de embarque em voos domésticos e taxas de conexão em voos domésticos.

Na sua página na internet, a DIX AERPORTO NORONHA S/Ainforma que submeteu à Consulta Pública minuta dispondo sobre reajuste aplicado na tabela das tarifas aeroportuárias a serem praticadas no Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN), mas a tabela atualizada com os valores 2024 ainda não está disponível, bem como a Justificativa fundamentada e uma Nota Técnica do Governo do Estado.

O Aeroporto de Fernando de Noronha foi construído em 1934 e fica na Rodovia BR-363 a cerca de 4 km do Centro Histórico da Ilha de Fernando de Noronha.

O aeroporto opera voos domésticos e tem capacidade para receber aeronaves de médio porte como o Boeing 737, Airbus A320 e E-jets da Embraer.

Declarado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, o arquipélago de Fernando de Noronha é conhecido pela beleza de suas praias e biodiversidade local. Situado no Oceano Atlântico, o distrito pertence ao estado de Pernambuco e conta com 21 ilhas e ilhotas.  Devido à delicadeza de seu ecossistema, há restrição no número de visitantes.

A ilha é conhecida como um dos melhores destinos de mergulho do mundo, com praias inigualáveis e repletas de golfinhos e tartarugas marinhas. Em terra, a beleza fica por conta das trilhas ecológicas, restaurantes, pousadas e passeios.