Depois do Cabo, Shopee abre segundo Centro de Distribuição em Pernambuco, agora em Jaboatão

Shopee inaugura novo centro de distribuição em Pernambuco e reforça operação da plataforma no Nordeste

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 21/05/2025, às 10h25 - Atualizado às 11h07

Empresa chinesa está em Pernambuco desde 2023, No Cabo, ampliando agora para Jaboatão - divulgação
Empresa chinesa está em Pernambuco desde 2023, No Cabo, ampliando agora para Jaboatão - divulgação

O primeiro Centro de Distribuição da Shopee, em Pernambuco, chegou pelo Cabo de Santo Agostinho, na metade de 2023. Em paralelo, em função do crescimento das compras online, chegaram por lá gigantes do setor como Amazon e Mercado Livre, conforme o site Jamildo.com registrou.

A empresa informou que a nova operação irá gerar mais de mil empregos até o fim do ano.

Nesta terça-feira, a mesma Shopee inaugura um segundo CD, agora em Jaboatão, fortalecendo a logística de pólo logístico da zona metropolitana de Recife.

O espaço é o 13° CD da empresa no país, o segundo no modelo "fulfillment", para armazenar produtos de vendedores brasileiros. A empresa explica que a ideia é contribuir para a redução do tempo de entrega no Nordeste. Desta forma, pode continuar levando clientes das lojas físicas.

O novo espaço é dedicado a produtos de vendedores brasileiros, que hoje representam mais de 90% das vendas na plataforma.

Não apenas. A empresa explica que o novo centro de distribuição será focando nos principais produtos comprados na região e, inicialmente, atenderá os vendedores de Pernambuco e São Paulo.

A expectativa é que com o aumento de escala da operação, o espaço receba também vendedores de outros estados, principalmente do Sudeste e Sul do país.

“Queremos entregar uma experiência cada vez melhor para consumidores e lojistas na nossa plataforma. Os vendedores também se beneficiam desse modelo, uma vez que a plataforma fica responsável pelos processos de armazenagem, embalagem e envio dos produtos”, explica Rafael Flores, head de Expansão da Shopee, em comunicado ao site Jamildo.com.

Avanço da digitalização dos negócios no Nordeste

O Nordeste, com o terceiro maior PIB do Brasil por regiões, também ocupa a terceira posição em números de vendedores na Shopee.

“Temos acompanhado o desenvolvimento da digitalização dos negócios no Nordeste. Pernambuco, por exemplo, está entre os estados com maior concentração de vendedores na região, ao lado de Bahia e Ceará, com vendas principalmente nas categorias de Beleza, Roupa Feminina e Brinquedos", disse o executivo.

"A chegada desse centro de distribuição amplia o acesso dos empreendedores às oportunidades de expansão de suas vendas em todo país", afirma.

A unidade do mesmo modelo de São Paulo, em operação desde outubro de 2024, conta com mais de 600 vendedores e apresenta mais de 30% de otimização no tempo de entrega para os consumidores do estado.