Centrais de abastecimento de todo Brasil se encontram em Brasília para discutir modernização, sob o comando do pernambucano Bruno Rodrigues
por Jamildo Melo
Publicado em 30/07/2025, às 08h42 - Atualizado às 08h53
O presidente do Ceasa-PE, Bruno Rodrigues, participa nos dias 29, 30 e 31 de julho do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN), em Brasília (DF).
Comandando a instituição nacional desde o início de 2025, Bruno lidera a delegação pernambucana no evento e participa da programação, que reúne dirigentes e especialistas para discutir os rumos e os desafios do abastecimento no país.
Com o tema “Modernização das Ceasas brasileiras”, o encontro promove painéis e palestras sobre eficiência energética, sustentabilidade, compras públicas, segurança alimentar e boas práticas de gestão.
A programação também inclui uma visita técnica à Ceasa Brasília e uma reunião da diretoria nacional da ABRACEN, presidida por Bruno Rodrigues.
“A modernização das Ceasas passa por inovação, mas também por diálogo federativo. Precisamos de políticas públicas integradas, que valorizem o papel das centrais na segurança alimentar e na economia local. Pernambuco tem muito a compartilhar e muito a aprender nesse processo”, afirma o presidente do Ceasa-PE e da ABRACEN.
A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira (29/07), com a presença de autoridades e uma palestra magna do economista Felipe Miranda, do BTG Pactual.
Ao longo da programação, representantes de diferentes estados apresentarão experiências em áreas como gestão de resíduos, governança, bancos de alimentos e licitações públicas.
Bruno Rodrigues será um dos debatedores do painel sobre segurança alimentar e modelo de gestão de bancos de alimentos.
Segundo a entidade, o encontro reforça o papel estratégico das Ceasas como estruturas fundamentais
na cadeia de distribuição de alimentos do Brasil, mobilizando esforços para tornar o setor mais moderno, eficiente e sustentável.
Confome informou o site Jamildo.com, Bruno Rodrigues foi oficialmente empossado como presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN) para o biênio 2025–2027, em março deste ano. Rodrigues ocupava a vice-presidência da ABRACEN desde 2023 e assumiu então papel estratégico na condução das 32 Ceasas filiadas à associação em todo o Brasil.
Leia também