Missão da Adepe em Brasília mirou Fundo Verde, Stellantis e infraestrutura digital para garantir novos investimentos e empregos no estado
por Ana Luiza Melo
Publicado em 13/10/2025, às 10h10 - Atualizado às 10h30
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) cumpriu uma agenda intensa em Brasília, com foco na atração de investimentos e no fortalecimento de setores-chave da economia do estado, como a indústria e a infraestrutura digital.
O principal objetivo da comitiva foi assegurar recursos e parcerias em torno da transição energética e inovação, pautas essenciais para o futuro do desenvolvimento.
A programação da Adepe concentrou-se em compromissos estratégicos, deixando claro os alvos de Pernambuco:
Apoio à Stellantis: Houve reunião com a montadora, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti. A pauta foi a atração de novas empresas e sistemistas para reforçar a cadeia de fornecimento do polo automotivo em Goiana.
Fundo de Transição Energética: A Adepe se reuniu com a secretária-adjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Aline Damasceno, para discutir o acesso ao Fundo de Transição Energética Verde e Justa. A busca é por capital para projetos de energia limpa no estado.
Infraestrutura Digital: A Agência participou do Workshop Internacional de Cabos Submarinos e Data Centers, evento do Ministério das Comunicações que trata da infraestrutura digital, pilar crucial para a atração de tecnologia e hubs de serviços.
Inovação e COP30: A comitiva marcou presença no Festival de Inovação Política, um evento pré-COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), demonstrando o posicionamento do estado na discussão sobre tecnologia e sustentabilidade.
A semana de trabalho em Brasília, que incluiu também um encontro com a Câmara de Comércio Brasil-França, finalizou com a construção de um portfólio de investimentos e soluções que a Adepe vai trazer para Pernambuco, visando a imediata atração de novos negócios.
A comitiva da Agência contou com a diretora-presidente Ana Luiza Ferreira, a assessora especial da presidência, Angela Tribuzi, a diretora-geral de Atração de Investimentos, Bárbara Lacerda e pela gerente-geral de Atração de Investimentos Déa de Paula.