Governadora Raquel Lyra prometeu chegar em 300 cozinhas comunitárias em Pernambuco até o fim de 2025. Apesar de faltarem 50, gestora tenta acelear entregas
por Cynara Maíra
Publicado em 11/02/2026, às 12h30 - Atualizado às 13h12
O Governo de Pernambuco inaugurou, na terça-feira (10), a décima Cozinha Comunitária de 2026. O equipamento foi entregue no Distrito Carneiro, no município de Buíque, cidade do Agreste.
A ação seria um esforço da gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) para acelerar o ritmo de expansão da rede de segurança alimentar, após não cumprir a meta estabelecida para o ano passado.
A gestão estadual encerrou 2025 com 250 unidades em funcionamento, número inferior à promessa de 300 equipamentos estipulada para o período.
Com a nova inauguração em Buíque, o estado soma agora 262 cozinhas comunitárias, das quais 207 implantadas durante o atual governo.
Denominada Cozinha Comunitária João Lopes da Silva- João Branco, a unidade homenageia um agricultor e comerciante local. O espaço funcionará das 7h às 14h e conta com uma equipe técnica de cozinheiras, auxiliares e nutricionista.
O modelo de financiamento segue o padrão "fundo a fundo". O Estado investe R$ 50 mil para a implantação inicial e realiza repasses mensais de R$ 20 mil para custeio. A Prefeitura assume a operação diária e a distribuição de, no mínimo, 200 refeições para beneficiários acompanhados pelos CRAS e CREAS.
O secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, participou da cerimônia e falou sobre o compromisso com a descentralização das políticas públicas.
"Este segundo equipamento aqui em Buíque mostra que o Governo do Estado está comprometido em chegar cada vez mais perto das pessoas, garantindo que distritos e comunidades rurais também tenham acesso a refeições de qualidade", afirmou Medeiros.
A ampliação da rede de segurança alimentar figura como uma das principais bandeiras de Raquel Lyra visando a disputa eleitoral de 2026. A governadora já havia cobrado publicamente celeridade da Secretaria de Assistência Social (SAS) para o cumprimento dos prazos. Desde 2023, o programa serviu mais de 22,4 milhões de refeições.