Arcoverde inaugura 1º Centro POP para pessoas em situação de rua

Prefeitura de Arcoverde e Governo de PE implantam Centro POP para população em situação de rua; equipamento inédito fortalece a política de cuidado social no Sertão

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 12/12/2025, às 09h29

O Centro POP é um espaço de referência criado para quem utiliza as ruas como moradia ou sobrevivência. - Foto: Divulgação
O Centro POP é um espaço de referência criado para quem utiliza as ruas como moradia ou sobrevivência. - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Arcoverde, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, inaugurou nesta quinta-feira (11) o primeiro Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) da história do município.

O novo equipamento, que está alinhado às diretrizes do Governo Federal, representa uma mudança estrutural na política local de proteção social.

O Centro POP é um espaço de referência criado para quem utiliza as ruas como moradia ou sobrevivência.

O local oferece acolhimento, apoio psicossocial, alimentação, higiene e encaminhamento para serviços essenciais.

Além de banho, lavanderia, alimentação e guarda de pertences, o equipamento garante acompanhamento técnico, planejamento para saída das ruas, inserção no CadÚnico e articulação com serviços de saúde, educação e segurança.

A secretária de Assistência Social, Neila Lira, destacou o simbolismo da iniciativa.

O Centro POP ilumina aqueles que durante anos foram considerados invisíveis. Não resolvemos tudo num dia, mas hoje iniciamos uma política sólida, planejada e responsável". Ela também ressaltou que o avanço só foi possível graças ao reforço dos investimentos estaduais e ao trabalho das equipes.

A secretária de Assistência Social, Neila Lira, destacou o simbolismo da iniciativa.
A secretária de Assistência Social, Neila Lira, destacou o simbolismo da iniciativa. Foto: Divulgação

Representando o Governo do Estado, a coordenadora de Apoio Técnico aos Municípios, Tatiane Santos, reforçou a seriedade e sensibilidade da gestão de Arcoverde na condução da política de assistência social.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o caráter humanitário do equipamento, afirmando que o Centro POP marca o início de uma nova fase: “Estamos garantindo banho, alimento, roupa lavada e a chance de cada pessoa se sentir vista, respeitada e acolhida. Isso é dignidade. (...) ninguém será deixado para trás”.

Com a inauguração do Centro POP, Arcoverde estabelece uma política pública inédita e estruturante , que articula assistência, saúde, educação e segurança, oferecendo suporte completo e contínuo à população em situação de rua. A implementação deste serviço de alta complexidade em uma cidade do Sertão demonstra um esforço de descentralização do cuidado social, crucial para garantir os direitos previstos na Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto nº 7.053/2009).