'Pernambuco é exemplo para o Brasil' diz auxiliar da Presidência da República

Na Amupe, auxiliar de Lula diz que Pernambuco é exemplo e destaca postura de Raquel Lyra por agradecer de público investimentos federais no Estado

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 28/04/2025, às 20h16

André Ceciliano, ao lado da governadora, no evento da Amupe - Yacy Ribeiro/Secom
André Ceciliano, ao lado da governadora, no evento da Amupe - Yacy Ribeiro/Secom

O secretário especial André Ceciliano, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, aproveitou o evento da Amupe, nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, para elogiar a parceria institucional entre o governo Lula e a governadora Raquel Lyra.

"Em seu discurso, a governadora falou e agradeceu, quatro vezes, os investimentos federais em Pernambuco. É isto que o Brasil precisa, investimentos em aeroportos, em portos, em ferrovias e estradas, água para regiões mais carentes. Pernambuco é exemplo para o Brasil", afirmou, em entrevista ao site Jamildo.com.

Como contraponto para justificar o reconhecimento da gestão Raquel Lyra, o auxiliar de Lula citou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O governador é do PSDB, de onde Raquel Lyra saiu para o PSD.

"A União injetou R$ 120 bilhões no Rio Grande do Sul (depois da calamidade gerada com os estragos das chuvas). Foram empréstimos, subsídios. A economia cresceu 4% no segundo semestre, mesmo após a tragédia. Mais de 400 mil pessoas e famílias foram ajudadas, redes de saneamento e rodovias e pontes. Não se teve um agradecimento de público. A disputa política fica (ou devia ficar) para o momento certo", comparou.

"É muito importante este reconhecimento, ela agradeceu. João Campos desde o início também já se aproximou. Para nós, depois de dois anos e três meses, comemoramos a retomada do Pacto Federativo, que entre 2019 e 2022 (governo Bolsonaro) não viu diálogo com os demais entes", explicou.

André Ceciliano é um dos criadores da iniciativa conhecida como caravana dos ministérios, já agora em sua 12 edição. A proposta da iniciativa é levar os ministérios ao encontro dos prefeitos, de modo a agilizar as entregas e vencer a burocracia da máquina pública. Lula já esteve pessoalmente em uma delas, no Piauí.

"Eu chamo brincando de Desenrola Municipal. A gente se junta e tenta resolver as demandas reprimidas. É como se o Brasil viesse a Pernambuco. Nos juntamos e resolvemos, dentro desta proposta de aproximar o governo, o Estado e os municípios"

Disputa de João Campos e Raquel Lyra

André Ceciliano não se furtou a comentar nem mesmo a disputa velada entre o prefeito do Recife e a governadora do Estado. "É bom essa concorrência saudável, eles vão trabalhar mais pela população. a disputa política deve ficar para o momento certo", afirmou.

O site Jamildo.com questionou o funcionário da Presidência da República sobre os atrasos no trecho da Transnordestina para Pernambuco. Ele disse que o ministro Renan Filho está empenhado nas concessões e que o projeto do corredor transoceânico da ministra Simone Tebet pode ajudar.

"Não tem jeito, o investimento privado passa por aqui (para escoamento da produção regional ou nacional0", declarou.

O técnico comentou também a crise do metrô do Recife, mas sem o mesmo ânimo. "O transporte público passa por uma desorganização muito grande em todas as áreas metropolitanas. A gente sabe que a saída é o transporte de massas, mas no Rio de Janeiro é a mesma coisa. vans, motoboys, "lotadas" tiram os passageiros do sistema público. Vai ser preciso muito esforço para reorganizar o sistema", defendeu.