Raquel Lyra assina termo para dragagem do Porto do Recife e lança o edital de arrendamento do Terminal de Passageiros

Obras de dragagem são consideradas essenciais para ampliar a profundidade do canal de navegação, permitindo o acesso de navios de maior porte e fortalecendo o turismo de cruzeiros na capital

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 19/09/2025, às 10h48 - Atualizado às 11h12

As obras de dragagem são consideradas essenciais para ampliar a profundidade do canal de navegação, permitindo o acesso de navios de maior porte e fortalecendo o turismo de cruzeiros na capital. - Foto: Reprodução / Porto do Recife
As obras de dragagem são consideradas essenciais para ampliar a profundidade do canal de navegação, permitindo o acesso de navios de maior porte e fortalecendo o turismo de cruzeiros na capital. - Foto: Reprodução / Porto do Recife

Nesta sexta-feira (19), a governadora Raquel Lyra cumpre uma série de compromissos no Recife e no Litoral Norte. Pela manhã, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a gestora participou da assinatura do termo de compromisso para execução da dragagem do Porto do Recife.

No mesmo ato, lançou o edital de arrendamento do Terminal de Passageiros. As obras de dragagem são consideradas essenciais para ampliar a profundidade do canal de navegação, permitindo o acesso de navios de maior porte e fortalecendo o turismo de cruzeiros na capital.

O que significa o arrendamento do terminal

O edital de arrendamento é um processo que transfere a operação do Terminal de Passageiros para a iniciativa privada por um período determinado, mediante pagamento de outorga e investimentos obrigatórios. 

O objetivo é modernizar o equipamento, garantir manutenção e melhorar os serviços para quem embarca e desembarca no porto, principalmente turistas que chegam em cruzeiros.

Segundo o governo, a expectativa é atrair empresas com experiência no setor portuário e turístico, tornando o terminal mais eficiente e alinhado às exigências de segurança e conforto do setor de cruzeiros.

A governadora cumpre agenda também em Itapissuma, onde lança o 3º edital do Programa PE Produz e assina a ordem de serviço para reforma do Mercado Público municipal.

À tarde, a chefe do Executivo vai até a Ilha de Itamaracá acompanhar a demolição do pavilhão B da Penitenciária Barreto Campelo e vistoriar as obras da PE-035.