Prefeito Carlos Santana foi nesta terça (21) vistoriar obras contra o período chuvoso em Ipojuca
por Cynara Maíra
Publicado em 21/01/2025, às 14h39
Desde o início de janeiro, a Prefeitura de Ipojuca iniciou os serviços de limpeza nos canais que cortam o município para reduzir os riscos de alagamentos durante o período chuvoso.
Acompanhado de secretários, o prefeito Carlos Santana (Republicanos) vistoriou nesta terça-feira (14), o andamento das intervenções no canal da comunidade Nova Camela.
“A Prefeitura está trabalhando na limpeza dos canais, faça chuva ou faça sol. É um trabalho ostensivo, realizado duas vezes ao ano, para garantir melhores condições de vida aos moradores. Para isso, contamos também com o apoio da população, que precisa evitar o descarte de lixo nas ruas e nos canais”, destacou Carlos Santana.
Com o início das chuvas em abril, o secretário de Infraestrutura de Ipojuca, Lucas Ferreira, afirma que os serviços de manutenção devem ser concluídos até o final do quarto mês de 2025 e cita que a limpeza é uma das formas de garantir a segurança e eficiência da rede hídrica da cidade.
O plano é efetivar a limpeza em 23 quilômetros de canais em todo o município através do uso de máquinas retroescavadeiras e caminhos caçamba para remover os resíduos acumulados. A expectativa da prefeitura é de que 100 mil m³ de resíduos sejam retirados ao longo da operação.
Com o aumento dos problemas climáticos, as cidades brasileiras têm sofrido cada vez mais com o período de chuvas. Em 2022, por exemplo, Pernambuco enfrentou uma das maiores tragédias do ano, com o falecimento de 133 pessoas e 120 mil pessoas desabrigadas após enchentes e deslizamentos.
As cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) foram as mais afetadas. Apenas em Jaboatão dos Guararapes, 64 pessoas morreram por conta das chuvas.
Nas chuvas de janeiro desse ano, Pernambuco sofreu com duas mortes por conta do período chuvoso.
Leia também
@blogdojamildo