O programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, também fechou parcerias com prefeituras de outros municípios de PE no primeiro semestre de 2025
por Clara Nilo
Publicado em 17/07/2025, às 11h07 - Atualizado às 12h28
A Prefeitura de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (17) o decreto que determina o loteamento Maracatu como área de utilidade pública. A ação foi feita com o intuito de destinar o espaço para a construção de unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que faz parte do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), com o investimento de R$ 6,5 milhões.
A parceria entre o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, foca em promover dignidade e segurança a famílias da região
“Ter uma casa para chamar de sua é o sonho de todo brasileiro. Estamos firmes no propósito de reconstruir vidas e dar esse passo tão importante para quem mais precisa”, afirmou a prefeita Adriana Andrade Lima Vasconcelos (PSDB).
O decreto autoriza a desapropriação amigável ou judicial da área de 7.063 metros quadrados, distribuída entre as quadras D, E e F do loteamento. Os terrenos serão avaliados pelo valor de mercado, e os custos serão cobertos pelo orçamento municipal.
Em março de 2025, novas unidades habitacionais do programa do Governo Federal também foram anunciadas na capital de Pernambuco. Recife terá mais de 1800 novos apartamentos e o primeiro será em Caranguejo Tabaiaares, na Zona Oeste da cidade.
Nove conjuntos habitacionais estão previsto sendo, seis deles, através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com um investimento perto de R$ 227 milhões: Vila Aeronáutica I e II, Quadras K e L 1 e, Caiara 2 e Caranguejo Tabaiares.
Já no fim de março, foi anunciado um contrato que garante 144 novas moradias em Belo Jardim (PE).6.182 novas unidades habitacionais ainda devem ser construídas no estado.