O investimento é de R$ 52 milhões e a ação inclui 17 frentes de serviço; 30 mil metros de rede de esgoto foram instalados até o momento
por Clara Nilo
Publicado em 22/09/2025, às 11h41 - Atualizado às 13h00
As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Recife seguem com 17 frentes de serviço em andamento nos bairros do Pina, Boa Viagem, Afogados, Bongi e Ilha Joana Bezerra. O projeto conta com um investimento de R$ 52 milhões, deve ser concluído até dezembro de 2025 e beneficiar cerca de 38 mil pessoas.
As intervenções são realizadas pela Parceria Público-Privada (PPP) entre a Compesa e a BRK, com o objetivo de reduzir impactos no cotidiano da população. Parte das atividades ocorre no período noturno, enquanto, durante o dia, os locais permanecem organizados e sinalizados.
“Planejamos cada etapa com muito cuidado para equilibrar dois pontos fundamentais: a agilidade na execução das obras e o menor impacto possível para quem circula pela cidade. Essa logística tem sido essencial para manter o trânsito fluindo e, ao mesmo tempo, avançar no ritmo esperado”, explicou o diretor da Compesa, Ricardo Torres.
Até agora, mais de 30 mil metros de redes de esgoto foram assentados. As obras também contemplam os bairros do Coque, Cabanga e Prado, que estão em fase de planejamento ou já receberam intervenções.
Para absorver a nova demanda, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cabanga, localizada na Zona Sul do Recife, está operando em plena capacidade, com um novo sistema que foi implementado em março, o que ampliou a capacidade de tratamento.
Desde então, 792 toneladas de carga orgânica foram removidas.
“O compromisso com a saúde e o bem-estar dos pernambucanos segue pautando a Compesa, que, junto à BRK, tem conseguido dar celeridade às obras de expansão. São intervenções prioritárias pela importância para a saúde pública e o meio ambiente”, reforçou Ricardo Torres.