Reformas em terminais incluem banheiros e comunicação acessível a PCDs e soluções sustentáveis para problemas com água, energia e calor
por Otávio Gaudêncio
Publicado em 23/01/2026, às 10h49 - Atualizado às 12h45
A Nova Mobi PE entregou a reforma de 24 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife.
Desde a concessão em 2022, mais de R$ 70 milhões foram investidos em obras e melhorias.
As intervenções incluem melhorias estruturais, paisagismo, comunicação visual bilíngue e áreas de convivência.
Seis terminais receberam bicicletários inteligentes para guarda segura de bicicletas.
O Programa InForma integrou trabalhadores informais, com 83 quiosques formalizados em funcionamento.
A Nova Mobi PE, empresa responsável pela gestão e operação de terminais integrados e estações de BRT na Região Metropolitana do Recife, entregou a reforma de 24 dos 26 terminais integrados, sendo o último o TI Abreu e Lima.
Concessionada desde 2022, a organização executou serviços de obras e melhorias estruturais nas estruturas dos transportes coletivos da RMR. Ao todo, a concessionária já investiu mais de R$ 70 milhões.
Dentre os projetos entregues, estão 18 terminais requalificados com obras de ampliação e quatro modernizados com novos sistemas de iluminação e sinalização. A empresa afirma que 100% dos terminais integrados já tiveram obras emergenciais concluídas.
A requalificação dos locais inclui intervenções estruturais, como recuperação elétrica, hidráulica e das coberturas, à implantação de paisagismo, comunicação visual bilíngue e áreas de convivência. Segundo a empresa, os terminais contam com wi-fi grátis e painéis eletrônicos informando horários de partida dos ônibus.
Para segurança, a Nova Mobi afirma ter implementado um sistema de monitoramento com IA que funciona em ação conjunta com a Polícia Militar de Pernambuco.
Quanto à acessibilidade, a empresa reformou terminais como o da Macaxeira e o de Jaboatão, com a instalação de rampas de acesso, pisos táteis e ampliação de banheiros para pessoas com deficiência, além de adaptar a sinalização para o Braille.
“Implantamos ações sustentáveis com a construção de jardins verticais, que tornam os ambientes mais acolhedores e diminuem a temperatura interna para trazer mais bem-estar na espera do usuário, instalação de mictórios ecológicos, capazes de gerar uma economia de até dois milhões de litros de água por mês, além de luminárias solares autônomas que reforçam a iluminação de áreas externas, com funcionamento independente da rede elétrica, elevando o padrão de segurança dos terminais.", afirma o gerente geral da Nova Mobi PE, Diego Melo.
Seis terminais também receberam "bicicletários inteligentes", nos quais, o usuário pode guardar sua bicicleta após o cadastro.

Por meio do Programa InForma, a instituição cadastra trabalhadores informais no entorno dos terminais para inseri-los no mercado formal, de acordo com critérios de procura, organização e regularização documental.
Segundo a gestão, os empreendedores atuam dentro dos terminais em quiosques estruturados e formalizados, com suporte para o desenvolvimento comercial e a formalização como Microempreendedores Individuais (MEIs). Atualmente, 83 quiosques estão ativos em quatro terminais.
A Nova Mobi Pernambuco assumiu a concessão em janeiro de 2022, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) de 35 anos firmada em dezembro de 2021 com o Governo de Pernambuco, envolvendo o grupo Socicam e a MobiBrasil.
Antes desse período, a responsabilidade sobre a administração, manutenção e infraestrutura física dos terminais integrados e estações de BRT da RMR era do Governo de Pernambuco.