Governo Lula entrega Barragem Panelas II e retoma Igarapeba para reforçar segurança hídrica e reduzir risco de enchentes na Mata Sul de Pernambuco
por Jamildo Melo
Publicado em 02/12/2025, às 09h48 - Atualizado às 10h53
O ministro Waldez Góes estará em Pernambuco para entregar a Barragem Panelas II, em Cupira, e autorizar a retomada das obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul.
As duas estruturas fazem parte do sistema integrado de controle de cheias dos rios Una e Sirinhaém, criado após as grandes inundações de 2010 e 2017.
Panelas II beneficiará cerca de 169 mil moradores e reforçará a proteção contra enchentes na Mata Sul.
Já Igarapeba, paralisada desde 2015, será retomada pelo Novo PAC e deve proteger 186 mil pessoas.
As obras fortalecem a segurança hídrica e o abastecimento das cidades mais vulneráveis da região.
Ao lado do presidente Lula, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, cumpre agenda em Pernambuco nesta terça-feira (2) para avançar no programa Caminho das Águas, iniciativa voltada ao fortalecimento da segurança hídrica e do controle de cheias na Zona da Mata Sul. O site Jamildo.com antecipou as entregas, na semana passada.
As ações incluem a entrega da Barragem Panelas II, em Cupira, e a retomada das obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul, ambas estruturantes para reduzir riscos a populações historicamente atingidas por inundações.
As medidas integram o sistema integrado de controle e regularização de cheias dos rios Una e Sirinhaém, criado após as enchentes de 2010 e 2017 — episódios que deixaram milhares de desabrigados e expuseram a vulnerabilidade da região.
O conjunto de barragens tem como objetivo amortecer picos de vazão, reduzir danos em áreas urbanas e garantir regularidade no abastecimento para uso humano e produtivo.
Localizada em Cupira, a Barragem Panelas II possui capacidade de armazenamento de 16,89 milhões de m³, dos quais 7,1 milhões de m³ são destinados especificamente à contenção de cheias. A estrutura beneficiará diretamente moradores de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros, totalizando 169,4 mil pessoas. O investimento previsto é de R$ 66,9 milhões.
Além da proteção contra enchentes, o reservatório fortalece o sistema hídrico da região, contribuindo para maior estabilidade no fornecimento de água em períodos de estiagem.
Ainda nesta terça, o ministério autoriza a retomada das obras da Barragem Igarapeba, parada desde 2015. Integrada ao Novo PAC, a conclusão está prevista para fevereiro de 2030. A barragem terá volume útil de 33,3 milhões de m³ para contenção de cheias, beneficiando Maraial, Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros, além de reforçar o abastecimento de São Benedito do Sul e do distrito de Igarapeba. O investimento total é de R$ 71,9 milhões.