João Campos anuncia entrega de segunda fase do Parque da Tamarineira em março

Mudanças focam no paisagismo do Parque da Tamarineira, com preservação de 86% do solo natural e plantio de árvores nativas da região

Otávio Gaudêncio

por Otávio Gaudêncio

Publicado em 20/02/2026, às 08h40 - Atualizado às 09h52

A imagem mostra crianças brincando felizes na fonte do Parque da Tamarineira, enquanto adultos observam e conversam ao fundo. As crianças estão molhadas
Nova entrada principal do parque será na Avenida Norte - Edson Holanda/Prefeitura do Recife

O prefeito João Campos anunciou que a segunda etapa do Parque da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, deve ser entregue em março.

A ampliação prioriza a preservação ambiental, com 86% do solo natural mantido e o cultivo e a proteção de cerca de 400 árvores nativas.

A área total será ampliada em 40,4 mil m², praticamente dobrando o tamanho do espaço. O investimento da prefeitura é de aproximadamente R$ 18,8 milhões.

A nova entrada principal será pela Avenida Norte, e o hospital existente no local não será afetado.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que a segunda etapa do Parque da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, deve ser entregue no mês de março

Em vídeo publicado nesta sexta-feira (20), o prefeito vistoriou a reta final da obra e destacou a preservação ambiental do espaço.

Um dos principais pontos mostrados pelo gestor foi o novo paisagismo no local, com bancos e mesas de piquenique instalados na área. Segundo o prefeito, os novos caminhos entre as árvores serão feitos de terra e pedra, a fim de garantir a permeabilidade natural da área. 

“É um parque naturalizado. Um parque que tem árvores muito grandes, que foram preservadas… Grandes parques do mundo são assim, e a gente trouxe esse conceito para o Recife”, afirmou.

Conforme divulgado pelo prefeito, ao fim da obra, 86% do solo natural estará preservado e cerca de 400 árvores nativas da região serão cultivadas. 

O hospital existente no local não será afetado, já que a área está quase totalmente inserida no Setor de Conservação Ambiental (SCA), zona de proteção mais rigorosa.

A expectativa é de que o espaço do parque dobre de tamanho com os novos 40,4 mil m² de área. Ao todo, a prefeitura investiu cerca de R$ 18,8 milhões na ampliação do equipamento público. 

Para atender ao aumento no perímetro, a gestão detalhou que a nova entrada principal do parque será acessada pela Avenida Norte.

Além disso, novos equipamentos como um anfiteatro, uma pista de cooper naturalizada e decks de madeira serão construídos, com o objetivo de conectar os visitantes com a natureza local. 

"O que era sonho virou realidade na primeira etapa e agora a gente tá mais do que dobrando o tamanho desse espaço público de lazer. Em março, esse cenário fascinante vai estar pronto pra vocês", comentou o prefeito do Recife.