Autódromo Internacional Ayrton Senna fica em Caruaru, terra onde governadora Raquel Lyra foi prefeita
por Jamildo Melo
Publicado em 28/01/2025, às 14h32
Sem alarde, o Governo do Estado está contratando, sem licitação, uma empresa privada, visando a requalificação do Autódromo Internacional Ayrton Senna, localizado na cidade de Caruaru, Pernambuco.
O nome é uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, morto em 1994 e que recentemente ganhou uma série internacional da Netflix.
O contrato já foi assinado e terá como objeto "serviços técnicos de consultoria com o objetivo de desenvolver um estudo preliminar das intervenções necessárias para a requalificação do Autódromo Internacional Ayrton Senna".
A contratação foi feita diretamente, por inexigibilidade, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), autarquia estadual. Um parecer jurídico fundamentou a contratação sem concorrência.
A empresa escolhida pela gestão estadual é de São Paulo, a Rigido Engenharia. O proprietário da empresa trabalhou com o PSDB, partido da governadora Raquel Lyra.
Edward Zeppo Boretto foi presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), estatal paulista na gestão do ex-governador José Serra.
Outro sócio da empresa contratada é Luís Ernesto Morales, engenheiro-chefe do GP de São Paulo de Fórmula 1, presidente da Comissão de Circuitos da CBA e membro da Comissão de Circuitos da FIA.
Por falar na ADEPE, ela tem sido o órgão estratégico da governadora para implementar seu pacote de obras locais por todo o Estado. A ADEPE está cuidando até da reforma da parte elétrica de mercados de bairro em Jaboatão, por exemplo, como o site Jamildo.com informou esta semana.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
O Governo do Estado fará a reforma do sistema elétrico do espaço, um pleito de décadas, segundo comerciantes. O investimento será de R$ 2.897.323,58. A empresa já foi escolhida por licitação e o contrato já foi assinado.
Já o novo contrato sobre o Autódromo Internacional Ayrton Senna terá execução pelo prazo de seis meses.
O Autódromo Internacional Ayrton Senna foi inaugurado em 1992, com 3.180 metros. É considerado um circuito seletivo de média velocidade. Fórmula Truck, motociclismo e outras competições já ocorreram no espaço.