Prefeitura do Recife também tem restaurante popular para atender população de rua. Mais uma rivalidade no Centro do Recife?
por Jamildo Melo
Publicado em 31/07/2025, às 14h40 - Atualizado às 14h50
Sem alarde, o Governo do Estado prepara a abertura de um novo restaurante popular, no Centro do Recife. O site Jamildo.com teve acesso ao novo projeto.
A Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas está tocando o projeto da gestão estadual.
A Secretaria já procura um imóvel nas proximidades da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife.
O imóvel deverá ter pelo menos 500 metros quadrados e estar disponível por cinco anos para o Estado.
O Governo do Estado já está recebendo propostas de donos de imóveis interessados. Não há informações oficiais ainda sobre os custos da iniciativa.
O possível novo equipamento estadual, no Centro do Recife, já está sendo visto nos bastidores da política como mais uma iniciativa da governadora Raquel Lyra (PSD) para rivalizar com o prefeito João Campos (PSB).
A Prefeitura do Recife tem dois restaurantes populares na mesma região da cidade.
Além disso, esta semana, a governadora anunciou o aterramento da fiação nos postos do Recife Antigo.
A divulgação estadual do aterramento foi acompanhada de uma lista de iniciativas da governadora para o Centro do Recife.
O Governo de Estado divulgou que vem intensificando os investimentos na requalificação do Centro do Recife, com ações que somam dezenas de milhões de reais voltadas à preservação do patrimônio, habitação social, cultura e educação.
“Hoje é um dia histórico para o Recife. Acabamos de anunciar a autorização para que a Neoenergia contrate uma empresa responsável pelo embutimento de toda a fiação do Bairro do Recife. Com essa iniciativa, garantimos mais beleza para o bairro, mais segurança no fornecimento de energia e a melhoria na qualidade dos serviços de internet, algo essencial para o Porto Digital, que está no coração do centro. Estamos criando um grupo de trabalho para que os interessados possam participar da organização do plano operacional, garantindo que essa entrega aconteça o mais rápido possível”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Entre os destaques, estão a restauração de espaços emblemáticos, como o Cinema São Luiz, o Museu do Trem, o Liceu de Artes e Ofícios e a Igreja Matriz de Santo Antônio, além da destinação de imóveis como o antigo prédio do INSS e o terreno da antiga Vice-Governadoria para projetos de habitação popular.
Também estão em andamento obras estruturantes, como a reforma do Ginásio Pernambucano e a requalificação da antiga Fábrica Tacaruna, que abrigarão novos centros de ensino técnico. As iniciativas reforçam o compromisso do Estado com a revitalização urbana e a valorização do centro histórico da capital.
A Prefeitura do Recife tem atualmente dois equipamentos com a proposta de garantir a segurança alimentar das pessoas que vivem em situação de rua de forma totalmente gratuita.
Juntos, os dois restaurantes populares tem capacidade para ofertar 1.600 refeições diariamente, todos os dias da semana.
O restaurante popular da Prefeitura buca proporcionar mais dignidade aos indivíduos e famílias que vivem em vulnerabilidade nas ruas da cidade, por serem os mais afetados pela prolongada crise econômica que assola o país atualmente.
Os equipamentos ainda garantem a segurança alimentar dos indivíduos e atende às diretrizes do Plano Municipal de Atenção Integral à População em Situação de Rua, construído pelo poder público em conjunto com a sociedade civil.