Estoques de sangue em Recife em níveis críticos após fortes chuvas

Chuvas em Recife impactam na queda das doações de sangue. Pernambuco registra mortes e mais de 200 pessoas desalojadas em decorrência das fortes chuvas

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 09/02/2025, às 07h39 - Atualizado às 07h40

As chuvas estiveram intensas em toda a região Nordeste, com alertas já registrados em Sergipe, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Litoral Norte da Paraíba e litoral piauiense - Priscilla Buhr/AMCS
As chuvas estiveram intensas em toda a região Nordeste, com alertas já registrados em Sergipe, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Litoral Norte da Paraíba e litoral piauiense - Priscilla Buhr/AMCS

As fortes chuvas que atingiram Recife nesta semana afetaram significativamente os estoques de sangue do GSH Banco de Sangue Hemato.

Queda nas Doações

Segundo a coordenadora regional de captação, Ana Luiza Araújo, houve uma queda de 80% nas doações ao longo da semana, um índice alarmante que compromete a manutenção dos estoques em níveis seguros.

Apelo à Solidariedade

Ana Luiza destaca a necessidade de uma mobilização da população de Recife para reverter essa situação crítica. "Cada doação é valiosa e pode ajudar a equilibrar nossos estoques, salvando muitas vidas", afirma.

Horário de Funcionamento e Localização

O GSH Banco de Sangue Hemato está aberto inclusive aos finais de semana, das 7h às 18h, facilitando o acesso para doações. O endereço é Rua Dom Bosco, 723, Boa Vista. Telefone para contato: (81) 3972-4050 | WhatsApp: (81) 98107-0076.

Monitoramento no Nordeste

Em resposta às intensas chuvas que causaram sérios impactos em diversos estados, principalmente em Pernambuco, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) intensificou o monitoramento para oferecer o suporte necessário à população afetada.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) da Defesa Civil Nacional esteve em operação em nível laranja (alerta), mantendo comunicação com agências estaduais e municipais de monitoramento.

Até quinta-feira (6), oito municípios pernambucanos relataram diversas ocorrências, incluindo alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e quedas de árvores.

Segundo dados da Defesa Civil de Pernambuco, as chuvas resultaram na morte de sete pessoas e desalojaram mais de duzentas. Na cidade de Paulista, deslizamentos de terra deixaram 14 famílias desalojadas.

As chuvas estiveram intensas em toda a região Nordeste, com alertas já registrados em Sergipe, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Litoral Norte da Paraíba e litoral piauiense.

O coordenador-geral de gerenciamento de desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Rafael Felix, informou depois que nenhuma ocorrência foi registrada no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).