Estado lança aplicativo para ajudar no plantio de 4 milhões de árvores

Ana Luiza Ferreira destacou que o plantio de árvores é uma das principais ações para solucionar problemas ambientais

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 13/06/2024, às 13h42

Foto da secretária de meio Ambiente do Estado - Foto: Reprodução / Redes Socias
Foto da secretária de meio Ambiente do Estado - Foto: Reprodução / Redes Socias

A secretaria de Meio Ambiente do Estado, Ana Luiza Ferreira, revelou, em encontro com prefeitos na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que o governo Raquel Lyra vai lançar, agora no começo de julho, um aplicativo para plantio de árvores no Estado, dentro de um amplo plano de mudança ecológica em curso.

A administradora explicou que foi a Amupe para pedir o protagonismo dos prefeitos no projeto. O espaço foi aberto pelo presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcello Gouveia. Com a adesão, as prefeituras poderão indicar áreas especiais para o plantio de mudas.

A meta do programa é chegar a 4 milhões de arvores plantadas nos próximos anos, com o chamado "Plantar Juntos".

"Eles indicam as áreas prioritárias e a doação das mudas será feita pelas empresas ( a partir de um sub-programa chamado de Plantar Juntos Empresas)", afirmou.

O governo do Estado já desenvolveu um aplicativo, na Apple Store, para digitalizar as ações do programa e também massificar a iniciativa junto às pessoas, como a criação de parques colaborativos com a ajuda dos cidadãos.

Como iniciou sua carreira profissional no Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, DC, em 2008, a jovem conhece experiências em cidades mais civilizadas. No entanto, não há garantia de financiamento por parte de instituições de crédito.

Ana Luiza Ferreira revelou que, curiosamente, uma das inspirações para o aplicativo veio da cidade de Cabrobó(Cabrobó na palma da mão), que uniu os cidadãos e as cementeiras.

Outra inspiração veio de Medellin, na Colômbia. "A cidade criou corredores verdes e ou paredões verticais verdes. Em algumas áreas sabe-se que a temperatura baixou 4,5 graus", afirmou a gestora, que coordenou a implantação do primeiro escritório da Endeavor no Nordeste do Brasil.

No entanto, a principal mudança que o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie) pode ser o engajamento na economia verde, com oportunidades para atração de investimentos internacionais na nova economia global.

"Ecologia não é só abraçar árvore, é economia", alertou aos prefeitos, de olho em fundos internacionais. Não por acaso, a nova ação será lançada em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, tocada por Guilherme Cavalcanti.

Uma das ideias do governo do Estado é usar a cementeira de Suape para reforçar a distribuição de mudas. Como há uma regulação especial na área de portos, o Tribunal de Contas do Estado (TCU) está sendo sensibilizado para liberar a iniciativa.

Uma das áreas que podem gerar problemas para a renovação da cobertura são os projetos de energia solar. Para se instalar, eles precisam cortar uma boa cobertura.

O desafio é não apenas colocar as mudas no chão, mas também provar que atingiu as 4 milhões de árvores plantadas.