De olho em 2026, João Campos cede programa a prefeitos pernambucanos

Em encontro, ficou acordado que a experiência do Programa Parceria será compartilhada com outros municípios pernambucanos

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 12/06/2024, às 16h43

João Campos (PSB), prefeito da cidade do Recife - Foto: Hélia Scheppa
João Campos (PSB), prefeito da cidade do Recife - Foto: Hélia Scheppa

O Programa Parceria, criado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, será exportado para outros municípios do estado mediante um convênio de cooperação técnica para os municípios associados a Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) e a Comupe (Consórcio de Municípios Pernambucanos).

Durante um encontro, na Marcha dos Prefeitos, em Brasília, ocorrido entre João Campos (PSB), Marcello Gouveia, presidente da entidade e outros membros da diretoria, ficou acertado que a prefeitura do Recife irá exportar a experiência do Programa Parceria para outros municípios.

Participaram do encontro, também, alguns prefeitos como Luiz Aroldo, de Águas Belas, as prefeitas Nadegi Queiroz, de Camaragibe, Mariana Medeiros, de Cumaru e Ana Célia, de Surubim.

A promoção e troca de conhecimento e experiências entre os municípios, multiplicando ações tidas como exitosas, já é uma prática antiga da Amupe, implementada por José Patriota.

Especulações dão conta de que o prefeito do Recife será candidato ao governo do Estado em 2026, e essa ação pode ser interpretada como uma estratégia para abrir diálogos com os prefeitos de outros municípios.

Saiba mais sobre o Programa Parceria da Prefeitura do Recife

O programa, é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, desenvolvido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), que realiza obras de infraestrutura em colaboração com a população, onde a prefeitura fornece o projeto, material e orientação técnica e social, enquanto a comunidade contribui com a mão de obra.

As obras visam reduzir riscos em áreas vulneráveis, priorizando intervenções pelo grau de risco e número de famílias beneficiadas.

O programa, inclusive, já foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), ganhando o Pergaminho de Honra da ONU-Habitat. Esta foi a primeira iniciativa do Nordeste a ganhar este reconhecimento.

"Eu diria que o projeto Parceria é um dos programas mais exitosos que eu já conheci e que tem um impacto extraordinário na vida da população. Um programa que foi reconhecido e premiado pela ONU”, afirmou o prefeito João Campos, em encontro ocorrido no final de maio com representantes da Amupe.

O advogado da Amupe, Marcus Alencar, adiantou ao Blog que após os trâmites burocráticos haverá a formalização desse termo de cooperação, que visa ampliar esta política pública de infraestrutura.

Sem data para acontecer, o encontro para a formalização será na Prefeitura do Recife.

Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).