Emlurb aponta supostos problemas de decoração natalina no Parque da Tamarineira, em documento interno, onde culpa secretaria de Cultura
por Jamildo Melo
Publicado em 03/12/2024, às 13h39 - Atualizado às 15h03
A instalação da decoração natalina da Prefeitura do Recife no Parque da Tamarineira, uma das principais vitrines da gestão João Campos, gerou um embate interno na própria gestão.
De acordo com uma nota técnica da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que o Blog teve acesso com exclusividade, a Secretaria de Cultura deve fazer “reparos” nas instalações, já que os “danos causados” podem interferir na “saúde e na habitabilidade” do espaço.
Conforme o texto, “a vistoria, realizada em 26 de novembro, visa subsidiar os reparos a serem feitos pela Secretaria responsável”.
O material é assinado por Kênia Arruda, superintendente das Praças.
De acordo com o relatório, de 17 páginas, ilustrado por diversas fotografias, há situações de “fiações elétricas fixadas em árvores”, “elementos fixados nas gramas, podendo danificá-la e dificultando a sua manutenção, como também a sua aguação”, “decoração nos canteiros com paisagismo, danificando as espécies”, “elementos de fixação da decoração estão oferecendo riscos aos usuários do parque por ser elementos de ferro e com pontas”.
Diz ainda que “plataforma de montagem danificou o piso em concreto”, “elementos fixados no concreto, podendo danificá-lo”, “plataforma de montagem, danificou tampas das caixas de elétrica”, “quebra das laterais nos passeios em concreto”, “piso em concreto cedido, danificado pelo tráfego de veículos”.
Os danos causados na estrutura também se relacionam com a própria obra entregue pelo prefeito em cinco de julho, às vésperas do período eleitoral.
O acabamento da obra do parque foi criticado pelo então candidato a prefeito pelo PL, Gilson Machado, depois que a obra foi apresentada como um dos trunfos do prefeito na busca pela reeleição.
Ao término do relatório, a superintendente das praças ratifica a necessidade de reparos na estrutura.
“Esse relatório tem a finalidade de deixar registrado os danos causados por essas instalações natalinas, para que, assim, os reparos devidos sejam ministrados pela Secretaria responsável. Para deixar o parque com sua funcionalidade não comprometida e não oferecer riscos a seus usuários”, registrou.
Os relatos de riscos chamam atenção da oposição sobretudo após o acidente fatal que vitimou uma criança de nove anos, na Várzea, no início de outubro, quando a vítima levou um choque numa Academia Recife, equipamento ofertado pela Prefeitura do Recife.
Atualização | "Na verdade, a nota técnica é uma praxe da gestão para preservar e salvaguardar os equipamentos públicos. Trata-se de um registro oficial para que a empresa contratada para efetuar as decorações natalinas possa fazer a recomposição de piso, recuperação de área verde e demais serviços descriminados no documento.... Seria impossível realizar quaisquer manifestações dos ciclos culturais da cidade como Natal, São João ou Carnaval, sem que haja qualquer tipo de interferência na estrutura física de equipamentos urbanos, como parques e vias públicas, por exemplo. Sendo assim, essa nota técnica serve para subsidiar os reparos a serem feitos pela Secretaria responsável."
Leia também
@blogdojamildo