Em ação de parceria com Governo Lula, Raquel Lyra entrega sistemas de dessalinização no Agreste Meridional

Equipamentos de dessalinização fazem parte do Programa Água Doce e vão beneficiar mais de 14 mil pessoas no semiárido pernambucano

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 03/04/2025, às 08h14

Dessalinizador semelhante no Rio Grande do Norte - Adalberto Marques/MDR
Dessalinizador semelhante no Rio Grande do Norte - Adalberto Marques/MDR

A governadora Raquel Lyra (PSD) cumpre agenda nesta quinta-feira (3) em municípios do Agreste Meridional para a entrega de sistemas de dessalinização que levarão água potável a comunidades rurais da região.

A ação faz parte do Programa Água Doce, iniciativa do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

O programa busca garantir o acesso à água para populações do semiárido brasileiro.

Em Pernambuco, serão implantados 44 novos sistemas de dessalinização, beneficiando mais de 14 mil pessoas nos municípios de:

  • Águas Belas
  • Iati
  • Itaíba
  • Manari
  • Riacho das Almas.

Os equipamentos entregues pelo setor público utilizam tecnologia que permite a retirada do excesso de sal da água subterrânea, tornando-a própria para o consumo.

A entrega dos sistemas será realizada ao longo do dia nas cidades contempladas. Os atos serão:

  • Em Iati, às 9h, no povoado Bela Vista;
  • Em Águas Belas, às 11h, no povoado Campo Grande;
  • Em Itaíba, às 14h, no Sítio Cacimba do José, no distrito de Negras.

Os eventos contarão com a presença do secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, além de autoridades estaduais e municipais.

O Programa Água Doce já implantou mais de 1.000 sistemas de dessalinização em estados do semiárido para ampliar o acesso à água potável e melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas.

Além de participar das entregas dos sistemas de dessalinização, Raquel Lyra também entregará a obra de restauração da PE-220, em Arcoverde.

O evento na cidade está previsto para ocorrer a partir das 16h30.

A entrega da via restaurada ocorre um dia após o balanço do PE na Estrada indicar que 1,1 mil quilômetros de estradas já foram requalificadas desde o início do programa, em outubro de 2024.