Empinar pipas perto da rede elétrica pode causar acidentes graves e interrupções no fornecimento de energia, alerta a Neoenergia
por Yan Lucca
Publicado em 18/01/2025, às 08h49
O número de ocorrências envolvendo pipas e a rede elétrica em Pernambuco resultou na interrupção do fornecimento de energia para 771.321 clientes entre janeiro e dezembro de 2024. Segundo a Neoenergia Pernambuco, foram registradas 2.649 ocorrências no período, com o mês de agosto liderando em interrupções (328) e clientes afetados (90.329).
Empinar pipas próximo à rede elétrica não apenas causa transtornos no fornecimento de energia, mas também representa risco de acidentes graves para quem pratica a atividade e para a população em geral.
“Soltar pipas é uma brincadeira extremamente saudável desde que feita em áreas abertas, distantes da rede de energia elétrica. Empinar pipas em lugares indevidos representa um perigo, já que ao se enroscarem em postes, transformadores ou cabos elétricos, podem provocar curtos-circuitos e interromper o fornecimento de energia. Além disso, as linhas com cerol podem cortar os cabos de condução de eletricidade e provocar um acidente mais grave”, alerta Diogo Wallace, supervisor de Operações da Neoenergia Pernambuco.
A Neoenergia Pernambuco reforça que a prática deve ocorrer em locais abertos, como parques, praças e campos de futebol, longe da rede elétrica. Além disso, destaca que:
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Para garantir a segurança e evitar transtornos, seguem algumas orientações da Neoenergia:
Leia também
@blogdojamildo