O projeto do esgotamento sanitário no Recife representa investimento de R$ 52 milhões, noPina, Boa Viagem, Afogados, Prado e Ilha Joana Bezerra
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 07/10/2025, às 09h28 - Atualizado às 10h14
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) intensifica a expansão do sistema de esgotamento sanitário no Recife, com obras em ritmo acelerado no bairro de Afogados, Zona Oeste.
As equipes trabalham em regime de plantão na Rua da Paz, entre a Rua Nicolau Pereira e a Rua João Carlos Guimarães, onde foram instalados 82 metros de tubulação, dentro de um total de 213 metros previstos para esta etapa.
Apesar da complexidade do projeto, a Compesa, em parceria com a BRK Ambiental, mantém equipes em três turnos para acelerar a conclusão da obra, prevista para 19 de dezembro. O prazo se deve ao manuseio das tubulações de concreto reforçado, com diâmetro de dois metros, que exigem equipamentos pesados para instalação, aumentando o tempo da intervenção.
A obra, realizada em via de grande fluxo, provoca a interdição de duas faixas da Rua da Paz, com sinalização especial para garantir a segurança dos motoristas, que devem redobrar a atenção ao trafegar pelo local.
A Compesa destacou ao site Jamildo.com que os transtornos são temporários e essenciais para melhorar a qualidade de vida da população. Para esclarecimentos, a empresa disponibiliza o Plantão Social da obra pelo WhatsApp (81) 9 9256-4762.
Este projeto de ampliação do saneamento no Recife representa um investimento de R$ 52 milhões e beneficiará cerca de 38 mil moradores dos bairros Pina, Boa Viagem, Afogados, Prado e Ilha Joana Bezerra.
Atualmente, 17 frentes de trabalho estão instalando mais de 30 mil metros de rede coletora de esgoto, com previsão de conclusão para dezembro de 2025, promovendo melhorias significativas na infraestrutura urbana e na saúde pública da cidade.
A estatal está em processo de concessão parcial e o leilão será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, no dia 18 de dezembro próximo. Ideia é repassar distribuição para a iniciativa privada, acelerando obras.