Semobi informou que respondeu a todos os questionamentos do Tribunal e que a sessão de abertura das propostas será remarcada em nova data
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 17/09/2025, às 15h35
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) apresentou, nesta quarta-feira (17), esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a suspensão da licitação das obras do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, dada com exclusividade pelo site Jamildo.com.
A decisão cautelar, assinada na última terça-feira (16) pelo conselheiro Ranilson Ramos, apontou possíveis cláusulas restritivas à competitividade, sobrepreço em itens de tratamento e destinação de resíduos sólidos, além de um cronograma considerado potencialmente irrealista. O processo ainda será avaliado pela Segunda Câmara do TCE.
Segundo a Semobi, em nota, não foram identificadas irregularidades, mas pontos que exigiam maiores justificativas. De acordo com a secretaria, todas as observações do Tribunal foram respondidas e o edital será aperfeiçoado para garantir a continuidade da concorrência. Com isso, a sessão de abertura das propostas será remarcada e terá nova data anunciada em breve.
O edital de licitação havia sido lançado em agosto pela governadora Raquel Lyra (PSD), em parceria com o Governo Federal. O investimento previsto para a obra é de R$ 150 milhões, sendo metade dos recursos oriundos do Estado e a outra metade da União. A ampliação foi anunciada em março pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), como parte de um conjunto de intervenções estratégicas para fortalecer a infraestrutura regional.
O projeto prevê a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, melhorias em pistas de táxi, drenagem e instalação de equipamentos de auxílio à navegação aérea, seguindo padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A expectativa do governo é que o novo aeroporto possa receber aeronaves de maior porte, ampliando rotas comerciais e turísticas para o Agreste.