Empresário e fotógrafo estava internado desde dezembro e foi um dos fundadores do Club Metrópole, referência na defesa da diversidade no Recife
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 08/01/2026, às 13h41
Empresário e fotógrafo Canário Caliari morreu na manhã da terça-feira (6), no Hospital Português, no Recife, onde estava internado desde dezembro. Ele enfrentava uma doença degenerativa progressiva rara e tratava a enfermidade desde o período anterior à pandemia.
O velório e a cerimônia de despedida ocorreram na noite da terça, às 20h, no Morada da Paz. Canário deixa três filhos: Vitória, médica; Ângelo, artista plástico e estudante de Arquitetura; e Victor Hugo, diretor artístico do Club Metrópole.
Ao lado da empresária Maria do Céu, sua esposa, Canário foi um dos fundadores do Club Metrópole, espaço que se consolidou no Recife como referência na promoção da diversidade e na defesa dos direitos da população LGBTQIA+. O empreendimento completa 24 anos em 2026. Além da atuação empresarial, Canário também era fotógrafo e tinha formação em Filosofia e Direito.
Em publicação nas redes sociais, o Club Metrópole comunicou a morte do fundador e destacou sua participação na construção do espaço.
“Hoje nos despedimos de Canário Caliari. Canário foi parte essencial da Metrópole. Ao lado de Maria do Céu, ajudou a pensar, sonhar e construir cada pedaço desse espaço que acolhe, celebra e ama tantas pessoas”, diz o texto. A nota também relembra o envolvimento direto de Canário com o cuidado cotidiano do local, desde o paisagismo até a concepção do projeto.
Maria do Céu também se manifestou publicamente sobre a despedida do companheiro. “Estamos aqui do seu lado como sempre tivemos. Quero que você saiba que está tudo bem descansar. Você lutou com coragem, com dignidade, do seu jeito”, escreveu. Em outra mensagem, afirmou que seguirá honrando a história construída ao lado de Canário e cuidando da família formada pelos dois.