Raquel Lyra comemora indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar e anuncia exibição da premiação no Cinema São Luiz

Produção dirigida por Kléber Mendonça Filho concorre em quatro categorias do Oscar 2026 e teve cenas gravadas em equipamentos culturais do Recife

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 22/01/2026, às 15h22 - Atualizado às 15h25

Imagem Raquel Lyra comemora indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar e anuncia exibição da premiação no Cinema São Luiz

Filme O Agente Secreto recebeu quatro indicações ao Oscar 2026.

Raquel Lyra comentou o reconhecimento do audiovisual pernambucano.

Longa foi gravado em espaços históricos do Recife.

Governo do Estado destacou investimentos no Cinema São Luiz.

Governadora Raquel Lyra (PSD) comentou, nesta quinta-feira (22), a indicação do filme O Agente Secreto a quatro categorias do Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco. A produção marca a presença pernambucana na principal premiação do cinema internacional.

Ao tratar do reconhecimento, Raquel destacou a participação de profissionais ligados ao Estado e o alcance do audiovisual pernambucano. “Hoje é um dia histórico para a arte e cultura pernambucana. O cinema do nosso Estado, com o filme O Agente Secreto, vai disputar quatro estatuetas no Oscar. Brindamos a Kléber Mendonça Filho, Wagner Moura e a todos aqueles que participaram da construção do filme e permitiram que, mais uma vez, nossa cultura e a cena do cinema pernambucano sejam vistos no Brasil e no mundo. Estaremos de dedos cruzados, torcendo, para que essas estatuetas venham para Pernambuco”, afirmou.

Estrelado por Wagner Moura, o longa tem direção de Kléber Mendonça Filho e é ambientado no Recife de 1977. Parte das filmagens ocorreu em espaços tradicionais da capital, como o Cinema São Luiz, a sede da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ginásio Pernambucano. O ator recebeu, pelo trabalho no filme, os prêmios de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 e no Globo de Ouro 2026, na categoria de drama.

Em comunicado enviado ao Jamildo.com, Raquel Lyra também citou investimentos do Governo de Pernambuco na recuperação de equipamentos culturais utilizados pela produção. Segundo ela, o Cinema São Luiz recebeu R$ 4,9 milhões, por meio da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo, destinados à restauração do forro de gesso decorado, ao sistema de drenagem e à modernização dos equipamentos de projeção e som.

Raquel Lyra no São Luiz

Uma nova etapa de obras está em andamento, com aporte de R$ 2,9 milhões, voltada à requalificação predial, ampliação da acessibilidade e implantação de um novo sistema de combate a incêndio. A conclusão está prevista para fevereiro de 2026.

A governadora anunciou a intenção de abrir o espaço no dia da cerimônia do Oscar, que será no dia 15 de março, direto do Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.

Estamos no Cinema São Luiz, ele foi palco de gravações de ‘O Agente Secreto’ e foi onde a gente fez a pré-estreia nacional. E o que é que a gente vai fazer aqui? Vamos abrir aqui no dia do Oscar e fazer uma grande festa, pra gente assistir juntos, cruzar os dedos e trazer a estatueta pra cá”, declarou em vídeo nas redes sociais.