Loja Passa Disco fecha após 20 anos, marcando o fim de uma era na cultura de CDs e Lps

"Resistindo desde 2003", famosa loja Passa Disco anuncia o encerramento das suas atividades

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 10/09/2024, às 15h37

Loja Passa Disco, no Recife - Foto: Reprodução / Redes Socias
Loja Passa Disco, no Recife - Foto: Reprodução / Redes Socias

A conhecida loja Passa Disco, localizada no bairro do espinheiro, Recife, anunciou em suas redes sociais o encerramento da loja com 20 anos de atividade no mercado musical.

Com uma mensagem intitulada "Tudo finda porque tudo tem começo”, Fábio Cabral, proprietário da loja, informou aos clientes o fechamento da unidade conhecida por reunir relíquias, coleções e um dos poucos e completos acervos de CDs e LPs no Recife.

Antes de estar na R. da Hora, a Passa Disco teve como endereço o Shopping Sítio Trindade, em Parnamirim. "E a Passa Disco está chegando ao fim… Isso mesmo, depois de mais de vinte anos, a loja vai fechar, com a certeza de missão cumprida e meu coração já explodindo de saudade antecipada…", escreveu Fábio.

A paixão de Fábio Passadisco se tornou um ofício e um espaço que faz parte das experiências dos apreciadores da boa música e deixa um hiato na cultura dos CDs e LPs. 

"Fizemos mais de 200 noites de autógrafos... Fizemos dezenas de edições da Feira de Vinil, criamos o Selo Passa Disco, onde lançamos vários títulos de artistas pernambucanos, criamos a Academia Passa Disco da Música Nordestina, onde homenageamos mais de 50 cantores, compositores, pesquisadores e amantes da nossa cultura.", escreveu.

Com mais de 12,2 seguidores na sua rede social, a Passa Disco pretende organizar no último sábado desse mês um evento de despedida. Confira detalhes da publicação.

Preservação cultural e incentivo à descoberta de novos artistas

Um dos destaques da Passa Disco é a tradição da apreciação da música em seu formato físico. Com um catálogo diversificado de CDs e LPs, desde clássicos até lançamentos independentes, a loja contribuía para a preservação da memória cultural e musical do Brasil.

Com o passar dos anos, a loja também tornou-se um ponto de encontro onde os amantes da música podiam compartilhar suas paixões, trocar informações sobre artistas e álbuns, e descobrir novas bandas e estilos musicais.

Por meio de eventos, palestras e oficinas, a Passa Disco fortaleceu a comunidade musical local, incentivando e apoiando a produção musical independente e contribuindo para a economia criativa.

@blogdojamildo