Brasil é campeão geral do Mundial de Atletismo Paralímpico pela 1ª vez

Delegação brasileira conquistou 44 medalhas em Nova Déli, desbancou a China e se consolidou o Brasil como maior potência mundial da modalidade

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 06/10/2025, às 10h49 - Atualizado às 11h48

Atletas brasileiros e chineses segurando bandeiras de seus países
Mundial de Atletismo Paralímpico - Cris Mattos/CPB

O Brasil conquistou pela primeira vez o título geral do Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Nova Déli, na Índia. Com 50 atletas apoiados pelo Bolsa Atleta, o país encerrou o torneio com 44 medalhas: 15 de ouro, 20 de prata e nove de bronze, superando a China. O desempenho foi o melhor da história, acima inclusive dos Jogos de Paris 2024, e marca o início promissor do ciclo rumo a Los Angeles 2028. A delegação contou com representantes de 18 estados e obteve pódios em todos os dias da competição, refletindo o fortalecimento e a descentralização do esporte paralímpico no Brasil.

No último domingo (5), o atletismo paralímpico brasileiro conquistou, pela primeira vez, o título geral do Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Nova Déli, na Índia.

Com 50 atletas, todos apoiados pelo programa Bolsa Atleta do Governo Federal, a equipe encerrou a competição com 44 medalhas, sendo 15 de ouro, 20 de prata e nove de bronze, superando a China, até então o maior país na modalidade.

Mesmo com mais pódios totais (52), os chineses subiram ao topo apenas 13 vezes, ficando atrás do Brasil, que liderou o quadro de medalhas do início ao fim do torneio.

“Quebramos o recorde de medalhas e mostramos que o Brasil inicia o ciclo para Los Angeles 2028 com muita força. Oito atletas estrearam em Nova Déli com performances históricas”, comemorou Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e chefe da missão.

O desempenho no Mundial superou inclusive o dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, quando o Brasil conquistou 36 medalhas, sendo dez de ouro. Com o novo resultado, o país acumula agora 348 pódios na história dos mundiais de atletismo paralímpico, sendo 122 ouros, 110 pratas e 116 bronzes.

Pódios diários e talentos de todo o país

Os brasileiros subiram ao pódio em todos os dias da competição, que começou em 27 de setembro. No último dia, o país encerrou sua participação com seis novas medalhas: três ouros, uma prata e dois bronzes. A delegação reuniu atletas de 18 estados, reforçando a descentralização do esporte paralímpico nacional.

Segundo Yohansson, o resultado reflete o investimento contínuo em formação e estrutura. “Hoje temos 86 centros paralímpicos e realizamos festivais em 120 cidades. É um trabalho que leva o esporte para todo o país”, destacou ele.