TCE multa secretário estadual de Raquel Lyra

Jamildo Melo | Publicado em 24/04/2025, às 13h57 - Atualizado às 14h09

Segundo Marcos Loreto, do TCE, motivo da penalidade foi o não envio de informações obrigatórias, com quase um ano de atraso - Divulgação
COMPARTILHE:

Sem alarde, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aplicou uma multa ao secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, Pedro Paes de Araújo.

O motivo da penalidade, segundo o TCE, foi o secretário estadual não ter enviado informações obrigatórias do "Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade SAGRES, referentes ao período de fevereiro/2024 a junho/2024, nos termos da Resolução TC 26/2016".

"Nada obstante ao descumprimento antes referido, esta Corte de Contas concedeu, a partir do dia 05/11/2024, mais 30 (trinta) dias para que as cinco remessas em atraso fossem enviadas (até o dia 05/12/2024), sob pena de lavratura de auto de infração. Mais uma vez, as obrigações em tela não foram adimplidas pela SERES", apontou o relator, conselheiro Marcos Loreto.

Segundo o TCE, apenas após a lavratura do auto de infração as informações foram apresentadas ao órgão.

"Apenas em fevereiro/2025, o ora defendente providenciou o saneamento de tais desconformidades, ou seja, perto de completar um ano de atraso em relação à obrigação relativa ao mês de fevereiro/2024", informa o relator, conselheiro Marcos Loreto.

Outra informação do julgamento é que, apesar de regularmente notificado, o "Sr. Paulo Paes de Araújo não apresentou defesa ao Auto de Infração objeto do presente processo".

O valor da multa aplicada ficou em R$ 10.833,96 para o secretário.

A deliberação foi aprovada por unanimidade pela Segunda Câmara do TCE, composta por três conselheiros.

O secretário ainda pode recorrer, no próprio TCE.

A Secretaria e Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco também está no foco da Operação La Catedral, deflagrada pela Polícia Federal no fim de fevereiro, sobre um suposto esquema "de propinas e troca de regalias dentro do presídio de Igarassu, incluindo festas com churrasco, bebidas alcoólicas, música ao vivo e entrada facilitada de garotas de programa".

Fica aberto o espaço ao Governo do Estado, caso queira acrescentar informações sobre a matéria.

Pernambuco Raquel Lyra TCE

Leia também

TCE assina contrato com Fundação Getúlio Vargas para realizar concurso


Antônio Campos comemora decisão do TCE contra Lupércio


TCE determina que FUNDARPE realize concurso público